Meialisson Grespan Lazari
Bronze DIVISÃO 2Olá, boa noite.
Me formalizei como MEI em Abril de 2013. Durante este ano não emiti notas fiscais, apenas preenchi o Relatório Mensal de Receitas Brutas e mantive o meu controle financeiro através de um sistema de gerenciamento. Tenho lido a respeito de como proceder com relação a declaração de Imposto de Renda como MEi, o DASN SIMEI e também a possibilidade de fazer a DIRPF para ter uma comprovação de renda como Pessoa Física, considerando que pretendo financiar uma moto e provavelmente uma casa em 2014, além de abrir Conta Corrente para as movimentações do MEI e Pessoa Física também.
A minha dúvida é a seguinte: é viável fazer a declaração do DASN SIMEI no valor limite para MEI, por exemplo, que é R$ 60.000,00. E na DIRPF declarar nos rendimentos isentos e não tributáveis como pró-labore os 32% (R$ 19.200,00), considerando que sou prestador de serviços e minha única fonte de renda é como MEI. No caso de realmente fazer isso, como devo proceder? Posso utilizar estas declarações (DASN SIMEI e DIRPF) para comprovação de renda em 2014? Tanto para abrir a Conta Corrente do MEI como para financiar como Pessoa Física?
Preciso emitir GPS com base em 20% da diferença a partir de 1 salário mínimo? Exemplo: levando em consideração os R$ 19.200 (equivalente a R$ 1.600 por mês) no ano, então teria que emitir um GPS no valor de R$ 2.212,80 (R$ 19.200,00 - R$ 8.136,00 (valor recolhido através da DAS referente a 1 salário mínimo) = R$ 11.064,00 * 20%)?
Grato desde já pela atenção e respostas. Boas festas e feliz ano novo a todos.