Boa tarde Laila
Tenho uma declaração de PF para fazer. E nao estou sabendo fazer. Pois ele investe em bolsa de valores. Seu comprvante de rendimento está zerado. Mas a a movimentação de compra e venda mensal existe. Mesmo ele nao tendo rendimento tenho que declarar essa movimentação?
Se o total (conjunto) das ações vendidas no mês não ultrapassa a R$ 20.000,00 você não precisa preencher a Ficha "Renda Variável", apenas a Linha 18 da de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". Se for superior ao total mencionado o preenchimento da ficha será obrigatório.
Esta última ficha deve ser preenchida pelo contribuinte que em 2013 efetuou no Brasil:
- Alienação de ações no mercado a vista em bolsas de valores
- Operações nos mercados a termo , de opções e futuro, realizadas em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros de quaisquer ativos
- Operações realizadas em mercados de liquidação futura, fora da bolsa, inclusive com opções flexíveis
Para preenchê-la corretamente você precisa de todos os comprovantes (da corretora) das operações de compras e das de venda. Uma vez de posse de todos os comprovantes elabore uma planilha para controle do custo médio ponderado das ações incluindo para tanto o valor da corretagem na compra e na venda, o imposto pago na venda e as demais despesas inerentes as negociações. Funciona como o controle tradicional do
estoque de mercadorias. Este é o único modo de prestar as informações corretamente sem ficar na
malha fina.
Você encontrará mais informações no menu "Ajuda" do programa sob os títulos de "Ganhos Líquidos em Ações" e "Procedimentos para Apuração".
...