Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Anne,
Devo-lhe desculpas por não ter correspondido às suas expectativas, o que me valeu a avaliação "abaixo da média", vou me corrigir e desta feita tentar ser mais explícito.
Se sua dúvida se atém unicamente a movimentação do Capital Social, vamos analisar juntos as providências tomadas desde que se constituiu a empresa.
Conforme dito por você, " por se tratar de PF equiparada, as terras saíram da declaração da PF ao valor declarado, deu-se entrada na PJ das terras no Ativo e no Capital no Passivo". Na prática o registro contabil do fato ficaria assim:
D - Estoques - Imóveis para Venda (AC)
C - Capital Social Integralizado (PL)
Note que a despeito de o Capital Social ter sido integralizado com a entrega de imóveis, estes não devem ser classificados no Ativo Permanente por haver a intenção da venda, ou seja, são imóveis para comercialização, portanto, devem ser classificados no Ativo Circulante (Estoques) ou em conta própria, no Realizável a Longo Prazo.
Na medida em que se realizam gastos com a manutenção, benfeitorias e outros ligados a comercialização dos mesmos, devem ser contabilmente reconhecidos como custos diretos e indiretos, e podem ser lançados na conta de "Estoques" (individualizados) se assim preferir. Afora estes, as despesas serão registradas em contas próprias nas Contas de Resultados. Até aqui, como você mesma afirma, você sabe e está agindo corretamente.
A partir do instante em que você realiza a venda, o registro contábil não envolve o Capital Social como você imagina, envolverá, conforme o caso:
Vendas a Vista
D - Bancos Conta Movimento (AC)
C - Receitas de Venda de Imóveis (CR)
Vendas a Prazo
D - Promitentes Compradores (AC)
C - Receitas de Venda de Imóveis (CR)
D - Bancos Conta Movimento (AC)
C - Promitentes Compradores (AC)
No final do período você deverá apurar os custos e dar baixa dos imóveis vendidos, simplesmente levando-os a débito da conta "Custos dos Imóveis Vendidos" nas Contas de Resultado e a crédito da conta "Estoques - Imóveis para Venda" no Ativo Circulante, na prática;
D - Custos do Imóveis Vendidos (CR)
C - Estoques - Imóveis para Venda (AC)
Uma vez apurados os custos, resta-nos promover a apuração dos resultados propriamente ditos, que nos indicará os lucros ou prejuízos apurados no período.
Note que desde sua formação, a conta Capital Social não se alterou. As contas do Ativo - "Bancos Conta Movimento" e "Estoques - Imóveis para Venda", e as do Passivo - "Capital Social Integralizado" e "Lucros ou Prejuízos", comporão o Balanço Patrimonial levantado no período.
Uma vez que todos os imóveis tenham sido vendidos, os custos apurados e as despesas reconhecidas, restarão apenas o dinheiro no banco, o capital social e os lucros ou prejuízos acumulados. Promova então a baixa da empresa "devolvendo o numerário" ao titular.
É como se ele (Pessoa Física) tivesse vendido os imóveis e pago os custos e as despesas, "sobraria" o lucro eventualmente apurado nas transações.
Nota
Naturalmente o raciocínio de acima foi desenvolvido e demonstrado de forma simplista. Isto porque levei em conta o fato de você ter dito que já o conhece e também a desnecessária alusão à detalhes que não entram no mérito da questão, tais como, Fornecedores, Contas a Pagar, forma de tributação etc.
Por se tratar de imóveis, portanto não muitos, é aconselhável que você controle o Estoque de maneira individualizada, ou seja, através de fichas nas quais você possa anotar os custos diretos e indiretos de cada um. Desta maneira a apuração dos custos ficará bem mais fácil e a "transferência" destes para o Resultado por ocasião da venda, se dará de maneira rápida e transparente.
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