x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 13.669

IRPF VALOR DE POUPANÇA NÃO DECLARADO?

ANDRE MOREIRA

Andre Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 10 março 2008 | 10:41

BOM DIA!

Estou com um problema, sou novo em DIRPF, tenho um cliente que apesar de possuir alguns bes carros e casas ele sempre fez declaração de isento (DAI), no ano passado seu contador da epoca fez sua primeira declaração de IRPF (2007), mas não declarou o valor em poupança +- R$ 100.000,00 , e agora como eu faço para declarar esse valor em poupança?

me pareçe tambem que não foi declarado 1 carro e 1casa, e como faço para declarar isso agora?

muito obrigado!

ANDRÉ MOREIRA
Contador
Prefeitura Municipal de Americana
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 10 março 2008 | 21:18

Boa noite André,

Você deve aconselhar seu cliente a retificar as DIRPFs já entregues sem as informações que mencionou.

Independentemente de ele aceitar (ou não) suas orientações, na DIRPF 2008/2007 que está sob sua responsabilidade, estas informações devem ser prestadas.

Na ficha "Bens e Direitos" relacione todos os bens que ele possui (inclusive os saldos da Conta de Poupança e ou Conta Corrente) colocando valores nos campos "Situação em 31/12/2006" e "Situação em 31/12/2007"

Na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" no campo 08 "Rendimentos de Caderneta de Poupança e Letras Hipotecárias" informe o Nº da Conta, a instituição bancária e o valor dos rendimentos auferidos em 2007.

Alerte-o para a real possibilidade de ser chamado pela Receita Federal para prestar informações acerca da "diferença" entre a Variação Patrimonial anterior e a atual.

...

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 11:48

Olá a todos!