x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 13.669

IRPF VALOR DE POUPANÇA NÃO DECLARADO?

ANDRE MOREIRA

Andre Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 10 março 2008 | 10:41

BOM DIA!

Estou com um problema, sou novo em DIRPF, tenho um cliente que apesar de possuir alguns bes carros e casas ele sempre fez declaração de isento (DAI), no ano passado seu contador da epoca fez sua primeira declaração de IRPF (2007), mas não declarou o valor em poupança +- R$ 100.000,00 , e agora como eu faço para declarar esse valor em poupança?

me pareçe tambem que não foi declarado 1 carro e 1casa, e como faço para declarar isso agora?

muito obrigado!

ANDRÉ MOREIRA
Contador
Prefeitura Municipal de Americana
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 10 março 2008 | 21:18

Boa noite André,

Você deve aconselhar seu cliente a retificar as DIRPFs já entregues sem as informações que mencionou.

Independentemente de ele aceitar (ou não) suas orientações, na DIRPF 2008/2007 que está sob sua responsabilidade, estas informações devem ser prestadas.

Na ficha "Bens e Direitos" relacione todos os bens que ele possui (inclusive os saldos da Conta de Poupança e ou Conta Corrente) colocando valores nos campos "Situação em 31/12/2006" e "Situação em 31/12/2007"

Na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" no campo 08 "Rendimentos de Caderneta de Poupança e Letras Hipotecárias" informe o Nº da Conta, a instituição bancária e o valor dos rendimentos auferidos em 2007.

Alerte-o para a real possibilidade de ser chamado pela Receita Federal para prestar informações acerca da "diferença" entre a Variação Patrimonial anterior e a atual.

...

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 11:48

Olá a todos!

Um cliente que é autônomo tem uma conta poupança na CAIXA mas quer abrir outra conta, esta corrente, para deixar por conta dos rendimentos do trabalho, poder comprar a prazo de alguns fornecedores ... Porém, o banco exige declaração de IRPF.
Minhas dúvidas são:
Se ele abrir esta conta e os valores dela somado ao da poupança ultrapassar o limite de isento para ano que vém ele será obrigado a declarar? ou a poupança não conta, é não tributável?

Desde já, agradeço a atenção!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 07:10

Bom dia Pamela,

Não é o saldo de contas correntes ou de contas de poupanças que irão determinar o limite da obrigatoriedade da entrega da DIRPF e sim a origem do dinheiro depositado.

O que determina a obrigatoriedade da entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Fisica (IRPF) é (entre outros motivos) o recebimento de rendimentos tributáveis cujo total seja superior a R$ 17.215,08

Entretanto, tenha em conta que a movimentação bancária em niveis superiores a este limite é (sim) um indicador que o contribuinte possa estar obrigado a entrega da DIRPF.

...

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 13:02

Boa Tarde Pamela,

Não foi isso que Saulo quis te dizer, poupança é classificado como Bens e Direitos. O que Saulo disse é que se tem uma poupança, o dinheiro aplicado nela veio de algum lugar, que "provavelmente" seja do trabalho, que seria um rendimento tributável.

Espero ter colaborado com sua dúvida.

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade