x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 18

acessos 4.019

katia C. Costa

Katia C. Costa

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 13:37

não optei pelo SIMPLES NACIONAL pois tenho debitos do simples e não pude pagar, tentei fazer a declaração PISI 2008, só pude preencher até o mes 6, como fica os meses 7 a 12 onde é preenchido o restante.
Na realidade só tive receita nos meses 2, 6 e 10 só que o dez não existe mais.
me ajude. Porfavor

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 12 abril 2008 | 09:37

Katila,

Você quer dizer que de janeiro a junho de 2007 sua empresa era optante pelo Simples Federal. Ela não migrou para o Simples Nacional (a partir de julho de 2007). É isto mesmo???

Caso seja afirmativo, a empresa deverá ser tributada pelo Lucro Presumido (ou Real) a partir de julho de 2007.
Com isso, ela deverá entregar a PJSI/2008 para o período de 01/2007 a 06/2007 e a DIPJ/2008 para o período de 07/2007 em diante.
Lembrando que para o segundo trimestre ela deverá entregar a DCTF e a DACON, cujo prazo de entrega se encerrou no dia 07/04/2008. Confira o prazo neste link.

Sobre as entregas das Declarações e os seus respectivos prazos: Este assunto já foi bastante discutido aqui no fórum. Dê uma lida neste post ou neste aqui.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
katia C. Costa

Katia C. Costa

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 17 anos Sábado | 12 abril 2008 | 11:41

Obrigada foi de grande ajuda.

ok! enviei a pjsi/2008, fui automaticamente incluida no simples nacional. só que ainda não existe o prgrama DIPJ/2008 para declarar os meses julho /2007 a dez/2008, onde declaro estes meses? No DAS ou aguardo lançarem o DIPJ/2008.

minha empresa é codigo 5522-0/00 lanches etc. tô tentando fazer essas declarações pois não tenho como pagar um contador. Perdoem-me se estou sendo chata.

è muito bom saber que existem pessoas que ajudam sem cobrar nada em troca, só pelo simples fato de poder ajudar.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 12 abril 2008 | 12:01

Boa tarde Katila,

O programa DIPJ que deve servir para que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Real Trimestral, Real por Estimativa Mensal, Isentas e Imunes prestem contas com o fisco, provavelmente será disponibilizado no mês de Maio.

Isto porque o prazo para entrega será (se obedecer ao costume) dia 30/06/2007.

A PJSI 2008 que você entregou referente ao período de JAN/JUN/2007 é de empresas que eram optantes pelo extinto Simples Federal.

A optantes pelo Simples Nacional (a partir de Julho de 2007) deverão entregar a Declaração PJSI referente ao período de JUL/DEZ/2007 até 30/06/2008.

Entretanto este não é seu caso, pois se não aderiu ao Simples Nacional, está obrigada a recolher os impostos e contribuições pela sistemática do Lucro Presumido ou Real.

Vale dizer que (no seu caso) sobre as receitas auferidas no mês de Outubro/2007 incidirão PIS, COFINS, IRPJ e CSLL e não mais o Simples Nacional calculado com o uso PGDAS.

...

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 13:58

Marcelo,

Você deverá lançar a retirada em rendimentos tributáveis e em seu valor bruto.

Um rendimento isento será a distribuição de lucros. (A isenção do imposto de renda na fonte fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de que trata o art. 15 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, sobre a receita bruta)

Se há retenção de IR na folha de pagamento, deverá ser informado como IR pago.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Michele Crautchychyn

Michele Crautchychyn

Bronze DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Contabilidde
há 17 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 15:11

Wilson Fernando de Almeida Fortunato
Wilson boa tarde...
verifiquei que vc entende bem sobre essa parte da empresa q não conseguiu optar pelo simples nacional..
também tenho uma empresa que não entrou...e além disso não pagou as guias mensal do simples de 2007 (01 a 06)....
então me explica se possível
o perído de 07 a 12
empresa panificadora
faturamento médio mensal 3.500,00
as guias que devo emitir pra ela é
irpj....(15% sobre a base de cálculo) e daí 8% ???
pis 0,65%
csll - 2,88%?
cofins - 3%?
é isso?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 18:22

Michele,

Como ela não migrou para o Simples Nacional, ela deverá optar por outra forma de tributação.
A melhor forma de tributação na maioria dos casos, na minha opinião é o Lucro Presumido, mas ela pode optar pelo Lucro Real, por exemplo.

Se for tributada pelo Lucro Presumido, os tributos federais serão:

IRPJ - Alíquota de 15% com presunção do Lucro de 8%, ou seja, você "pega" a receita bruta no mês e multiplica por 8%, tendo assim a Base de Cálculo ou o Lucro Presumido. Sobre este valor você aplica a alíquota de 15%.
Ex.: Venda de R$ 3.500,00
R$ 3.500,00 x 8% = R$ 280,00 (Esta é a Base de Cálculo ou o Lucro Presumido).
R$ 280,00 x 15% = R$ 42,00 (Este é o valor a ser recolhido de IRPJ).
Obs.: O recolhimento do IRPJ será trimestral e caso houver um faturamento superior a R$ 60.000,00 por trimestre, tem o adicional de 10%.

C.S.L.L. - É quase igual o IRPJ. A alíquota é de 9% com presunção do Lucro de 12%, ou seja, você "pega" a receita bruta no mês e multiplica por 12%, tendo assim a Base de Cálculo ou o Lucro Presumido. Sobre este valor você aplica a alíquota de 9%.
R$ 3.500,00 x 12% = R$ 420,00 (Esta é a Base de Cálculo ou o Lucro Presumido).
R$ 420,00 x 9% = R$ 37,80 (Este é o valor a ser recolhido de C.S.L.L.).
Obs.: O recolhimento da C.S.L.L. também será trimestral.

PIS/PASEP e Cofins - Estes não tem a presunção do Lucro e você aplica os percentuais de 0,65% (PIS/PASEP) e 3% (Cofins) sobre o valor do faturamento. O recolhimento destes impostos é mensal.
R$ 3.500,00 x 0,65% = R$ 22,75 (Este é o valor a ser recolhido de PIS/PASEP).
R$ 3.500,00 x 3% = R$ 105,00 (Este é o valor a ser recolhido de Cofins).
Obs.: Também deverá ser recolhido o PIS/PASEP sobre a folha de pagamento, na alíquota de 1%.

Vale lembrar que deverá ser entregue, semestralmente, a DCTF e a Dacon e também deverá verificar a questão do ICMS, que varia de acordo com o Estado.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Helena Maria Gomes

Helena Maria Gomes

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 10:32

Bom dia

Estou fazendo a declaração Pj 2008 só que estou com uma duvida no valor da receita em Junho 2007 foi recolhido um darf no valor de 106,55 só que quando eu fui digitar o valor das vendas na Pj que foi de R$ 3.555,00 o valor do darf teria que ser de R$ 106,65 será que teria algum problema de 0,10 centavos para a receita recolhido a menor? se eu acertar nas vendas vai dar diferença no acumulado, não sei agora.

Obrigada Helena

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 10:41

Helena,

Diferença de R$ 0,10 não dá problema na Receita Federal não.
Digo isto porque tive 2 clientes que vieram de outros contadores e todo o mês estava dando diferença de até R$ 0,50 e nunca tive problema com a Receita Federal por causa desta diferença.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 abril 2008 | 08:34

Olá pessoal, saberiam me dizer se o programa PJSI 2008 ref. o segundo semestre de 2007 já foi disponibilizado pela Receita Federal?

Abraço a todos..

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Sexta-Feira | 25 abril 2008 | 21:48

Boa noite Helena,

Confesso que não consegui encontrar o link para o download do Programa DSPJ ou PJSI 2008 que deva servir para as empresas optantes pelo Simples Nacional prestarem informações referente ao 2º Semestre de 2008, e que segundo você está disponível no site da Receita Federal..

Aqui disponibilizam o que deve servir para informar o movimento referente ao 1º Semestre do mesmo ano...

Indique, por obséquio o link onde conseguiu o download do programa para o 2º Semestre. Obrigado.

...

Sueli Serafim

Sueli Serafim

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 17:04

Olá Pessoas, espero que esteja tudo bem com vcs!
Sou novata no forum e ja chego com uma dúvida:

Na Declaração PJSI 2008 Federal , nas fIchas F06 A F09, Tenho que Informar ?? ou apenas de 07/07 a 12/07 no Simples Nacional??

Abraços,

Marcio

Marcio

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 1 maio 2008 | 16:26

Olá ! Saulo e Helena e os demais consultores.

As empresas que de Jan/2007 a Jun/2007 foram tributadas pelo "Antigo Simples Nacional deverá entregar a DSPJ Até 31/05/2008. O programa está disponível no link abaixo.

www.receita.fazenda.gov.br

Agora as empresa que de Jul/2007 a Dez/2007 foram tributadas pelo Super Simples deverá entregar sua Declaração nbo período de 05 de maio às 9 h até 30 de junho de 2008 às 20 h. de maneira on line, ou seja, diretamente pelo site oficial do Simples Nacional na opção OUTROS SERVIÇOS.

PS: Esta opção em Outros serviços estará disponivel no link abaixo a partir de 05/05/2008.

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

Atenciosamente,

Márcio Alves

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 14:49

Boa tarde Marcio,

Instruções sobre o preenchimento das informações a serem prestadas no programa mencionado por você (DASN) foram publicadas pela receita Federal e transcritas no Fórum no tópico Novidades do Simples Nacional no dia 30/04/2007 sob o título de "Forma e Prazo para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional - DASN 2008"

confira.

...

Marcio

Marcio

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 17:58

Boa tarde Saulo.

Muito obrigado pela orientação e gostaria de manter um elo de comunicação com vc, pois sempre temos diversas dúvidas e um ajuda o outro.

Meu e-mail é

@Oculto
Estou a disposição.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade