Eduardo Ichikava
Iniciante DIVISÃO 2 , Açougueiro
Pergunta1
Ganho em torno de 20.000,00 por ano, então estou abaixo do limite para ser obrigado a declarar ir, no entanto eu por mais de 6 anos consigo guardar uma média de 60% dos meus ganhos, o que me faz ter uns 60.000,00 guardado em casa e em duas contas bancarias, minha duvida é o seguinte, eu nunca declarei IR pois sempre fiquei abaixo do necessário, mas tenho este dinheiro, preciso informar a receita?
Pergunta2
Como tenho muitos amigos e parentes, eu sempre ajudo eles financeiramente e em seguida eles me devolvem o dinheiro, por exemplo este mês eu emprestei 4.000,00 para o João e este me devolveu em 3 dias com cheques dos clientes dele os mesmos 4.000,00, depositei e no fim de semana emprestei para meu tio os mesmo 4.000,00 para ele inteirar em um negocio, depois no dia 10 ele emprestou de outra pessoa e me devolveu em cheque para dois dias os 4.000,00 e depois emprestei para minha namorada, e depois para outro amigo e depois para meu primo.... em resumo os mesmos 4.000,00 reais entraram e saíram da minha conta umas 5 ou 6 vezes este mês, exatamente e literalmente os mesmos 4.000,00 Reais, faço isto direto e minha movimentação média por mês com o mesmo dinheiro é alta, isto pode ser entendido pela receita que tenho uma renda de 20.000,00 Reais? O que seria errado, pois na verdade apenas movimentei o mesmo dinheiro obtido honestamente e sem necessidade de IR, preciso fazer alguma coisa para não ter problemas com a receita?