x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.035

adriana maria bethiol

Adriana Maria Bethiol

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 07:59

Bom Dia! Amigos do Portal Contabil,

Estou fazendo o imposto de renda e estou com dúvidas, tenho uma aquisição de imovel em 2007no valor de 57.000,00 reais, e a venda de um outro imovel em 2007 no valor de 45.000,00, onde lanço estes itens, e algum deste caso gera impsoto? Queria fazer correto pra não ter problema de cair na malha fina....

Grata

Adriana

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 08:57

Adriana,

Estes imóveis são lançados na ficha Bens e Direitos.
Para o imóvel que você adquiriu, você deve adicionar um novo bem, colocar o código (01 Prédio Residencial, 02 Prédio Comercial, 14 Terra Nua, etc) e fazer a descrição completa no campo Discriminação (nesta campo você deverá colocar os dados do imóvel, data da compra, nº do registro, nome e CPF do vendedor, etc). Depois é só colocar o valor da compra no campo Situação em 31/12/2007 (Como você adquiriu em 2007, você não deverá preencher o campo Situação em 31/12/2006, que ficará zerado).

Para o imóvel que você vendeu, você provavelmente já o tem declarado na sua DIRPF. Basta você colocar no campo Discriminação os dados da venda (nome do comprador, data da venda, etc). Neste caso, o campo Situação em 31/12/2006 continuará o mesmo valor que você já havia declarado (R$ 45.000,00) e o campo Situação em 31/12/2007 que ficará zerado.

Obs: Vale lembrar que você vendeu um de R$ 45.000,00 e comprou um de R$ 57.000,00, ou seja, você "desembolsou" R$ 12.000,00, o que leva a crer que você deverá ter este rendimento declarado.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 09:22

Adriana,

Depende da origem do seu rendimento.
Se você trabalha ou presta serviços para um empresa, por exemplo, os rendimentos deverá ser lançados na ficha Rend. Trib. Receb. de PJ pelo Titular, ou se você é autônomo e recebe de Pessoas Físicas, deverá ser lançado na ficha Rend. Trib. Receb. de PF/Exterior (mês a mês).

Você deverá observar a tabela Tabela do IRPF para verificar se é ou não devido o IR na fonte.

Visite o meu Facebook.
***CCB
EVERTON ZAVAN CHAVES

Everton Zavan Chaves

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 10:34

Bom dia Adriana,

Pelo que foi informado acima vc comprou um imóvel e vendeu outro, neste caso vc não teve lucro, só é caracterizado lucro quando vc compra um imóvel com determinado valor e vende o mesmo por valor maior. Sobre o rendimento que o Wilson se referiu é a origem do valor que vc desembolsou R$ 12.000,00, que pode tanto ser proveniente de trabalho assalariado, autônomo, ou retirado este valor de uma conta poupança/corrente que já havia declarado no ano anterior, lembrando que nesta mesma conta deverá ser dado baixa destes R$ 12.000,00. Espero ter ajudado.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 10:49

Adriana,

Você nos informou o seguinte:

tenho uma aquisição de imovel em 2007no valor de 57.000,00 reais, e a venda de um outro imovel em 2007 no valor de 45.000,00

Neste caso, você tinha um imóvel de R$ 45.000,00. Vendeu ele e comprou outro imóvel por R$ 57.000,00. Nesta transação comercial, você teve que desembolsar o valor de R$ 12.000,00 (R$ 57.0000,00 - R$ 45.000,00).

O que eu disse é que você precisa ter uma origem destes R$ 12.000,00 que você desembolsou.
Para que estes R$ 12.000,00 tenham vindos da venda do imóvel que você tinha, o imóvel deveria ter sido vendido por R$ 57.000,00. Aí você "mataria" a transação (Vendeu um por R$ 57.000,00 e comprou outro por R$ 57.000,00).
Obs.: Você deverá analisar se houve incidência do IR no Ganho de Capital na venda do imóvel que você tinha.

Depois você informou ainda:
O rendimento a que me refiro, é o lucro ad venda do imovel a

acima citado. o lucro de 12.000,00 reias.

Neste caso dá a entender que você vendeu o imóvel por R$ 45.000,00 com um ganho de capital de R$ 12.000,00. Sendo assim, o valor do imóvel que você tinha era de R$ 33.000,00, ou seja, você tinha um imóvel no valor de R$ 33.000,00, teve uma valorização de R$ 12.000,00 (ganho de capital) e enão vendeu por R$ 45.000,00.
Se for isto, você ainda terá que declarar um rendimento de R$ 12.000,00 para "cobrir" o restante que você teve que "interar" na compra do novo imóvel.

Espero ter ajudado!

Visite o meu Facebook.
***CCB
Vânia Oliveira

Vânia Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 13:03

Boa tarde Portal Contábeis!

Lendo uma matéria sobre aquisição de imóvel, tive uma dúvida, gostaria muito de saber a opinião de vocês.

No caso de aquisição de um imóvel no valor de R$4.000.000,00 é mais vantagem que seja adquirido em nome do sócio ou em nome da empresa?

Levando-se em conta:

1 - Será financiado e a taxa para PF ou PJ é a mesma;
2 - Na empresa existem 3 sócios;
3 - O capital Social da empresa é baixinho R$1.000,00
4 - O maior sócio tem 99% e os demais sócios 0,5% cada um.

O que acham? O que é melhor?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 15:06

Olá Vania,

Você disse que vai ser financiado, então não precisará de disponibilidade no caixa, se é um imóvel para uso da empresa creio que seja melhor ser feito na Pessoa Jurídica, onde a empresa terá seu imobilizado valorizado. Se você fizer na pessoa física e a empresa for usar este imóvel você precisará fazer um contrato de locação da empresa para com o proprietário.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 15:22

.....complementando, quando disse disponibilidade no caixa, me referi ao montante do valor do imóvel, mas precisará é claro ter a disponibilidade de de capital de giro para arcar com o pagamento das parcelas do financiamento.

Espero ter ajudado....

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade