x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.323

Regularizar Carnê Leão profissional liberal

Maristela Teixeira Alves

Maristela Teixeira Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 14:38

Prezados, boa tarde!
Tenho a seguinte dúvida: Uma dentista que começou a exercer a profissão ano retrazado, por falta de orientação, não recolhe mensalmente o Carne Leão. Agora ela está em dúvida e gostaria de saber sobre o Ajuste Anual - IRPF.

Ela não emite recibos em seu nome para os paciêntes, tendo como registro de receita somente sua movimentação bancária.

O que será necessário para regularizar sua situação (dos anos anteriores) além de claro, começar a emitir recibos em seu nome para deduzir com as despesas dedutíveis.

Muito grata!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 07:20

Bom dia Maristela,

Se ele tem como reconhecer suas receitas via depósitos bancários, deve informá-la no Carnê-leão mensalmente, pagando (quando for o caso) o Imposto de renda acrescido da multa e dos juros.

As informações prestadas no Carnê-leão devem ser exportadas para a DIRPF do ano correspondente.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 13:38

Boa tarde Maristela,

Exatamente! Isto seria o correto e servirá inclusiva para provar o origem do dinheiro depositado em conta bancária e que serviu (se for o caso) para justificar o eventual acréscimo em sua DIRPF.

Entretanto ele pode simplesmente fazer isto a partir do ano de 2014 se não houve a necessidade de justificar a origem do dinheiro que foi depositado em sua conta corrente bancária e se nada adquiriu nos anos anteriores.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade