x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.726

acessos 221.610

IRPF 2015 - Ano Calendário 2014

Juliane Aparecida Sanitá

Juliane Aparecida Sanitá

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 11:49

Bom dia!

Achei que com as atualizações de versões o campo "IRRF sobre 13º salário" seria considerado no imposto a restituir/pagar, já que independente do valor informado não afeta o cálculo.

Vocês estão deixando assim ou somando com o IRRF? Acho muito injusto não considerar, visto que pagamos este valor em dezembro e o governo está roubando.

Obrigada!

Renato Francisco

Renato Francisco

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 12:59

( Preciso de uma orientação se alguém souber)

Boa tarde pessoal

Eu e minha esposa tinhamos um lote de terra nú que declaravamos na declaração dela. Em 2014 nós vendemos ele.
Na hora de gerar o DARF e pagar o ganho de capital, fizemos pelo meu CPF ( esposo).

Pergunto: Posso declarar a venda do lote na minha declaração ( passar da dela para a minha ) visto que pagamos o DARF pelo meu CPF e o arquivo Gcap só abre na minha declaração ?

Haverá problema em o terreno sumir da declaração dela e aparecer na minha ?

Obrigado

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 13:36

Boa tarde,

Ref. Aquisição de Cadeira de Rodas

1° O contribuinte adquiriu a cadeira de rodas em duas etapas, sendo na primeira a cadeira e em outra as rodas, porém, ambas durante o ano de 2014. Para utilizar o mesmo como despesa dedutível, na ficha de Pagamentos Efetuados, qual código devo utilizar? Lembrando que ela comprou diretamente do fabricante (conforme NF), e o código '99' não deduz a base de cálculo no programa.


2° Acredito que não mas pergunto. Há alguma maneira de identificar o portador de deficiência quando o mesmo é obrigado a declarar?

Obs.: O contribuinte neste caso não recebe nenhum benefício previdenciário.

Obrigado,

_____
Jackson
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 13:37

Juliane Aparecida Sanitá,

Não mudou nada com relação ao IRRF sobre o 13º salário. Continua sendo um imposto tributado "exclusivamente na fonte", ou seja, não é passível de compensação na declaração.

Antes, esse IRRF ficava escondido, já que se informava apenas o valor líquido do 13º. Esse ano é que começou a ser informado, segundo a Receita apenas para beneficiar aqueles contribuintes que tem uma moléstia grave, cujos rendimentos são isentos, se por acaso a fonte pagadora tiver retido indevidamente o imposto.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 14:12

Jackson Allan Sasse,

Boa tarde. Eu lançaria no código "21", entendo que seja o único que possa ser utilizado, nesse caso.

Se o objetivo for receber a restituição mais cedo, pode ser marcado aquele item da pessoa com moléstia grave, na ficha "Identificação do Contribuinte".

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 14:43

Márcio Padilha Mello

Boa tarde.

Compartilho de seu entendimento.

Obrigado

_____
Jackson
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 14:51

Boa tarde

Sandra Carvalho

Sim, precisam der declaradas, e no caso do CNPJ é o da Caixa Econômica Federal - 00.360.305/0001-04 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - campo 03. Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho, e FGTS.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 15:20

Renato Francisco,

Todos os bens comuns do casal devem ser lançados numa declaração, mesmo que o bem esteja registrado em nome do outro cônjuge.
Não pode lançar um bem comum na declaração da esposa, e outro bem comum na declaração do marido.
Se vais ficar com essa "incumbência", junte todos os bens comuns e lance só na sua declaração.
Preencha a ficha "Informações do Cônjuge" com os rendimentos da esposa.
A esposa, na ficha de "Bens", inclui um item com código "99", informando que "os bens comuns estão relacionados na declaração do cônjuge Renato ..., CPF ...", e deixa os valores zerados (ou informa R$ 0,01).

Lance na sua declaração a baixa do lote ...


Renato Francisco

Renato Francisco

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 20:38

Oi Marcio, obrigado pela atenção

Mas além desse lote que vendemos, nós vendemos também a nossa casa ( outro imóvel) que também era lançado na declaração de minha esposa, mas esse nós pagamos o gando de capital pelo CPF dela normalmente, só o outro lote que nós pagamos pelo meu.

Os dois imóveis que tínhamos eram declarados na declaração dela, porém um nós pagamos a DARF pelo CPF dela e o outro pelo meu CPF ( por eqúivoco).

Acho que vou ter que desmembrar da declaração dela só o terreno que paguei pelo meu CPF, pois a casa foi paga pelo CPF dela. isso que me confunde

Paulo Melo

Paulo Melo

Iniciante DIVISÃO 3 , Designer Gráfico
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 21:24

Boa Tarde Pessoal, acompanho o fórum, porem é a primeira vez que faço postagem para tirar uma dúvida.

Ano passado abri uma M.E (optante pelo simples nacional) para prestação de serviços na área do Design Gráfico, à qual faço retirada de lucros para minha conta PF (não recebo pro-labore), gostaria de saber como devo declarar essa retirada na minha declaração IPRF.

Pela minha pesquisa, vejo que as pessoas fazem de duas formas diferentes:

• Declaram 100% da retirada de lucros no item Rendimentos isentos e não tributáveis, no sub-item 05.

• Declaram 32% (percentual referente à lucro presumido para prestação de serviços) da retirada de lucros no item Rendimentos isentos e não tributáveis, no sub-item 09 e o restante da retirada de lucros declaram em rendimentos tributáveis recebidos de PJ. Nesta segunda versão existe uma grande diferença no valor do imposto devido em relação a primeira.

Qual é a forma correta de ser feito?

Glayson Rodrigo Rossa

Glayson Rodrigo Rossa

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 22:20

Olá, boa noite,

Estou precisando de um auxílio, tenho uma declaração de imposto de renda para fazer, onde o filho da pessoa recebe do governo dos Estados Unidos [United States Treasury] uma pensão por morte do pai, ela é brasileira e reside no Brasil, tem trabalho remunerado com retenção na fonte.

Em 2014 o filho recebeu um cheque do governo no valor aproximado em R$ 39.000,00 em Abril/2014 referente a dois anos de pensão retroativa. Mensalmente [a partir de Maio/2014] recebe um cheque de US$ 950 (valor aproximado de R$ 1.800). O recebimento do cheque ocorre pelo correio.

Realizei o lançamento dentro da opção "Rendimentos Tributados Recebidos de PJ/Exterior", no valor total de R$ 52.600,00 no campo de "Pensão Alimentícia". A documentação ainda não esta traduzida.

Isso esta correto? Alguém já passou por algo parecido? Qual o risco em gerar alguma pendencia na Receita Federal??

Desde já agradeço a ajuda

Glayson Rossa

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 22:34

Boa Noite Gleyson, acredito que seu lançamento está correto, porém comentei aqui para também tirar esta dúvida com os nobres colegas.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Marcelo Keller Fialho

Marcelo Keller Fialho

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 00:25

Boa Noite, Tenho a seguinte dúvida em relação alienação de imóveis na DIRPF 2015:
1 - Em 2014 doei um imóvel a minha mãe pelo valo de R$ 51 mil, declarei este mesmo imóvel ano passado com o valor de R$ 32 mil. Tenho que recolher IR sobre a diferença mesmo sendo doação?
2 - Em 2014 comprei um apartamento que estava no nome do meu irmão pelo valor de R$ 90 mil, entretanto vendi de volta este mesmo apartamento para o mesmo irmão no valor de R$ 166 mil, e com esse dinheiro comprei na planta uma casa. Neste caso existe a incidencia de IR sobre a diferença entre a compra e a venda do apartamento?

grato, Marcelo

Luis Claudio de Mattos Basto

Luis Claudio de Mattos Basto

Iniciante DIVISÃO 1 , Piloto
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 00:56

Boa noite (dia) a todos.

Espero que alguém possa me ajudar, já que não consigo encontrar resposta a essa minha dúvida em canto algum. Aluguei meu apartamento para pessoa jurídica (uma empresa que pagou para um seu funcionário) que declarou o Imposto sobre o valor bruto! (no valor do aluguel estavam incluídos as taxas e até NET, que fui eu quem pagou!!) Como faço agora para descontar IPTU e condominio, já que está bem claro que eu só tenho que pagar pelo aluguel de fato recebido???? Tô ficando doido com isso! Muito obrigado a quem saiba onde no programa da Receita eu tenho que encaixar esses dados!!! Abraços a todos

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 08:01

Boa tarde caros colegas, minha dúvida é a seguinte:
Tenho uma cliente que trouxe os documentos para ser feito a Declaração de Ajuste Anual de IR, porém ela me trouxe vários recibos de uma clínica, mas os mesmo não tem nem CNPJ e nem CPF.
Ela ligou na clinica e disseram a ela que esses dados eles informam a mão (caneta) mesmo.
Isso pode ? eu tenho o CPF do médico, posso simplesmente anotar no recibo e enviar a declaração ? o recibo é feito no computador com papel timbrado.

Att;

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 08:16

Bom dia Jorge,

Sim, você pode anotar o número do CPF e informar normalmente no Imposto de Renda.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 08:20

Bom Dia Luis Cláudio,

Acredito eu que você deva declarar o valor que acredita ser o correto para o recebimento de aluguel, caso a Receita questione estes valores você pode comprovar o que realmente é aluguel através de seus recibos.

Jorge,

Sem problemas quanto ao CPF não constar no recibo, você pode lançar normalmente (desde que seja o número correto do cpf do médico), creio eu que o mais relevante é que a consulta médica realmente existiu, assim como o pagamento, e este recibo serve apenas como comprovante que seu cliente está falando a "verdade" na declaração de IR.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
MARCOS AURELIO S SOARES

Marcos Aurelio s Soares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 08:26

Solicito colaboração na seguinte duvida:

Cliente recebeu em decisão judicial trabalhista o valor de indenização R$ 280.000,00 sendo :
- R$ 80.000,00 (Salarial) ou seja, tributáveis
- R$ 200.000,00 (Indenizatório) ou seja, isento de tributação

Retirado os 30% do honorários advocatícios "Declarado em Pagamentos" proporcionalmente temos :
- R$ 56.000,00 (Salarial) ou seja, tributáveis
- R$ 140.000,00 (Indenizatório) ou seja, isento de tributação

Considerando que no acordo não apresenta desconto de IR , devo oferecer os R$ 56.000,00 a tributação "Isso é Certo"

Porem o pagamento se deu em 2 parcelas: 26.12.2014 e 26.01.2015 com base nesse parcelamento, devo declarar
no exercício 2015 "Base 2014" somente R$ 28.000,00, pois foi o valor recebido no ano base, ou ofereço a totalidade
do acordo R$ 56.0000,00 que foi fechado em 2014.

Busquei solução no site da SRF porém não encontrei uma resposta objetiva.

"Se possivel fundamente a resposta, grato !"

Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:22

Bom dia Pessoa!
Uma dúvida, é obrigatório o numero do recibo da declaração enviada no ano anterior? A pessoa não encontra a ultima declaração, perdeu o contato com o contador e não tem tempo para ir à RFB. Se eu precisar ir, basta levar uma procuração dela?

obrigada!

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:31

Bom dia Cristiane,

Você pode fazer uma procuração para o seu certificado digital, dai é só consultar pelo e-cac a última declaração transmitida.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:38

Bom dia Marco Aurélio,

Encontrei este link que pode te ajudar em sua pesquisa:
economia.uol.com.br

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:40

Bom dia

Jorge

Ao meu ver não haverá problema algum, visto que o médico (clínica) deverá informar a DMED, portanto, a RFB fará o cruzamento destas informações.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Página 38 de 60
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies