Marcos Vinicius de Morais Geiger
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá pessoa boa noite!
Tenho uma dúvida em relação a uma situação na minha declaração de Imposto de Renda PF 2015.
Em 2010 financiei um veiculo semi novo, dando uma entrada e parcelando em 60x, quando foi 2011 fiz minha declaração do imposto de renda e informei esse veiculo na ficha de BENS E DIREITOS, porém o valor que informei foi o valor de mercado (por exemplo o veiculo na época pela tabela FIPE custava 25.000,00), e o Financiamento informei na ficha de Dividas e Ônus o valor total do financiamento, e todo ano que eu declaro o imposto de renda eu atualizo o valor do Bens e Direitos de acordo com a Tabela FIPE e na ficha DIVIDA E ÔNUS eu vou deduzindo os valores pagos do financiamento.
Porém fui informado por um contador que não esta correta a forma que declarei esse Bem, onde eu devia somente ter informado os valores pagos referente ao financiamento na ficha BENS e DIREITOS até que fosse quitado, e que não tinha necessidade de informar nada na ficha de DIVIDAS E ÔNUS. Quitei esse veiculo ano passado em 2014.
Minha dúvida é se realmente estava declarando o bem de forma incorreta e se caso sim, como devo fazer, terei que retificar todos esse anos por causa dessa informação