Patricia Hornink Mora
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Colegas, bom dia!
Estou fazendo uma declaração de imposto de renda e para ser sincera estou começando, não tenho muita experiência, pois até então prestava serviços exclusivamente contábeis (departamento contábil). Esse ano estou ajudando meu avô com a declaração dele e utilizando essa oportunidade para aprendizado.
Tive acesso a última declaração enviada por uma contabilidade e atualizei todos os saldos bancários (são mais ou menos 5 saldos em bancos diferentes), atualizei bens adquiridos, aposentadoria, alugueis etc... tudo isso foi tranquilo... no entanto me deparei com um saldo alto no código de Dinheiro em Espécie - Moeda Nacional. Achei muito esquisito, pois todo valor que meu avô acumulou até o momento estão depositados nas contas poupança e/ou investidos em Renda Fixa e CDB. Esse dinheiro declarado e crescente ao longo dos anos não existe simplesmente. Qualquer que tenha sido o "lucro" do meu avô ao longo desses anos ficou nos bancos.
Entrei em contato com a contadora anterior que tranquilamente me informou ser comum a declaração de valores em espécie para futuros financiamentos ou compras que meu avô queira fazer. Perguntei da onde surgiu esse dinheiro e ela me informou que faz uma "espécie de contabilidade", receitas menos despesas, e todo ano apresenta em formato de dinheiro um "lucro".
Meu avô nunca disponibilizou nenhum tipo de recibo ou NFs de gastos, então não sei de onde ela tirou esses "lucros" em todos esses anos, mas sei que já são mais de R$ 200 mil apresentados em Dinheiro em Espécie...
Alguém poderia me ajudar a entender? Será que devo ter algum tipo de "malícia" que todos têm menos eu ao apresentar um valor inexistente? É realmente comum declarar um "lucro" inexistente ou não em Declaração de Imposto de Renda?
Desde já obrigada!