x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 8.199

Diso para pessoa fisica

SHIRLEY LIMA

Shirley Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 18:51

Boa noite

Essa pergunta é pessoal.
Meu esposo recebeu uma carta da RECEITA FEDERAL convocando para regularização de obra de construção civil , para isso, ele deve declarar a DISO no site da receita.Isso no prazo de 15 dias.
Vocês podem me orientar o que deve ser feito e porque ele tem que fazer essa declaração?

Obrigada

Shirley Lima
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 12:44

Boa tarde Shirley!

Bom para a Receita Federal (INSS) estar cobrando a regularização da obra, é que TODA construção, reforma, ampliação ou demolição, é feito um projeto, onde se recolhe a taxa ao CRA e é registrada na Prefeitura local.
A própria Prefeitura aciona o INSS para criar a CEI (Cadastro Especifico do INSS), que será digamos, o CNPJ da obra.
Aí quando foi pedido o habite-se, a prefeitura acionou o INSS e agora ele quer a parte dele.
A Diso (Declaração de Informações sobre Obras) será preenchida )de preferencia por alguém que já conheça como isso é feito (geralmente escritórios de contabilidade te ajudarão), onde serão informados todos os dados da obra (se é nova, ou alguns dos itens acima que descrevi, reforma, etc...), a metragem, se houve gastos com pessoal, concretagem, etc.

A partir da DISO, o INSS irá calcular o valor que ele irá cobrar para você poder AVERBAR a obra e assim ter a CND do INSS para efetuar o Registro da mesma.

Infelizmente é um roubo, mas está na Lei e você tem que seguir, e é melhor ir antes do prazo, pois senão aí eles autuam e a multa pode chegar a 75% do valor que eles cobrarem.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade