x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 32.477

TRIBUTAÇÃO EMPRESA 68.10-2-01 - Compra e venda de imóveis pr

taisa da conceição silva

Taisa da Conceição Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 11:42

Bom Dia.

Meu nome é Taísa e estou com a seguinte dúvida.

1 - Qual o melhor regime de tributação para uma empresa abaixo:

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
68.10-2-01 - Compra e venda de imóveis próprios

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
68.10-2-02 - Aluguel de imóveis próprios
68.21-8-01 - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
68.10-2-03 - Loteamento de imóveis próprios

2 - Quais as ALÍQUOTAS a serem aplicada, para:

PIS

COFINS

CSLL

IRPJ

ISS/ICMS?

3 - Quais obrigações assessorias.

Desde já muito obrigada.

Taísa Silva

Recife/Pe

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 17:26

Boa Tarde Taisa,

As CNAES:
68.10-2-01 - Compra e venda de imóveis próprios
68.10-2-03 - Loteamento de imóveis próprios

vedam a opção pelo Simples Nacional.

Nestes termos não lhe resta outra alternativa que não a de optar pelo Lucro Presumido.

Neste tipo de tributação se tem que:

As receitas decorrentes da "Compra e Venda de Imóveis Próprios" sofrem a seguinte tributação:
IRPJ = 2,10%
CSLL = 1,08
PIS = 0,65%
COFNS = 3,00%

As decorrentes do "Aluguel de imóveis próprios " e de "Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis" sofrem a seguinte tributação:
IRPJ = 4,80%
CSLL = 2,88%
PIS = 0,65%
COFINS = 3,00%

...

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 17:33

Prezado Saulo, boa tarde.

De fato, não consultei diretamente na legislação, mas na própria ferramenta do simples aqui no site, indica que a atividade 68.10-2-01 - Compra e venda de imóveis próprios não há impedição quanto ao simples nacional.

Atenciosamente,

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 07:33

Prezados, bom dia

Julio, acredito que o embasamento legal para o impedimento seja o seguinte:

Lei Complementar 123/06

Seção II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:

XV - que realize atividade de locação de imóveis próprios, exceto quando se referir a prestação de serviços tributados pelo ISS.

E temos o seguinte para o fato:

6810-2/02 - Aluguel de imóveis próprios
Simples Nacional

Atividade Impeditiva
O CNAE 6810-2/02 está incluso no ANEXO VI - § 1º Art 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE impeditivos ao Simples Nacional.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 07:39

Bom dia Julio,

Você tem razão, são as atividades de "locação de imóveis próprios, exceto quando se referir a prestação de serviços tributados pelo ISS" que vedam a opção pelo Simples Nacional (Inciso XXV, Artigo 4º da CGSN 94/2011) e não a compra e venda. Grato pelo puxão de orelhas.

A despeito disto, devido a vedação das outras atividades (Locação e loteamento de imóveis próprios) esta empresa não poderá optar pelo Simples Nacional. Logo, o fato de inadvertidamente ter "trocado as atividades" não prejudicou a resposta dada à Taisa que não poderá ter sua empresa tributada pelo Simples, mesmo que as atividades impeditivas sejam secundárias.

...

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 09:23

Prezados, bom dia.

Perdoe-me se me expressei mal, minha intenção não era dizer que a resposta do colega Saulo estava errada, e sim deixar claro para os demais colegas que por eventual consulta, que tal atividade é permitida no simples nacional.

Quando disse que não consultei a legislação, tratava apenas daquela atividade, que apesar de utilizar a ferramenta do fórum, possuo o hábito de consultar (verificar) na legislação a informação fornecida.

Forte abraço a todos!

Atenciosamente,

taisa da conceição silva

Taisa da Conceição Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 16:39

Boa Tarde amigos.

Tenho uma empresa cujo objeto no contrato social é LOCAÇÃO DE IMÓVEIS PRÓPRIOS

Iremos incluir a atividade 6810-2/01 - COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS PRÓPRIOS, com isso, quais obrigações acessórias devemos entregar pra esse tipo de atividade?

Ainda fiquei com essa duvida.

Obrigada

Taísa

Santos Soares

Santos Soares

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 16:15

Boa tarde
Gostaria de alertar o colega Saulo, com relação a aliquota de IRPJ, informada em resposta a outra colega em 23/07/2015:
- As receitas decorrentes da "Compra e Venda de Imóveis Próprios" sofrem a seguinte tributação:
IRPJ = 2,10%
Acredito ter havido um erro de digitação.
Soares

Simone Costa

Simone Costa

Prata DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Marketing
há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 10:37

Bom dia a Todos.

Estou com uma duvida, abri uma empresa com o CNAE 6810/201, porém não sei se está correto.
Na verdade a pessoa fará compra de grandes terrenos, irá desmembrar em várias partes, terão matriculas individuais cada parte desta e serão vendidas. Ele venderá somente os terrenos desmembrados e fará a infraestrutura como: portaria principal (será um condomínio) terraplanagem, solicitação de agua, esgoto e energia elétrica para cada parte dos terrenos e só isso. Cada comprador será o responsável por suas construções.
As vendas de cada parte do terreno serão a vista ou parcelado em varias vezes e a infraestrutura os compradores pagarão no final quando estiver pronto.
Perguntas:
a empresa está com o CNAE correto diante do exposto? andei pesquisando e o CNAE 4110/700 Incorporação de empreendimentos deveria ter sido incluído também nesta empresa?
não está enquadrada no simples nacional
os impostos com base no lucro presumido serão: IR 1,2% + CSLL 1,08% + PIS 0,65% + COFINS 3% ?
Quais as obrigações acessórias ? DCTF, ECF e ECD apenas ?

Me desculpe tantas perguntas, mas realmente é tudo muito confuso para mim.

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade