x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 20.994

Retificação da DCTF 2007

Walmir Pessanha de Mello

Walmir Pessanha de Mello

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 16 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:18

Efetuamos a entrega da DIPJ/2008, onde apuramos que deveriamos ter recolhido em Setembro e Outubro, IRPJ e CSLL, fiz o recolhimento dos DARF'S, com as devidas correções de Juros e Multa, em Junho/08, estou tentando retificar a DCTF dos respectivos meses, informando o darf pago código IRPJ 2362 Estimativa Mensal e 2484 CSLL Estimativa Mensal, mais quando efetuo a verificação de pendência na DCTF retificadora, aparece um erro. (A indicação de balanço/balancete de suspensão na ficha dados iniciais é incompativel com a informação de débito de estimativa de IRPJ e CSLL neste mês), pois no campo Dados Iniciais, esta marcado Real Estimativa, PJ em Geral, PJ levantou balanço/balancete de suspensão no mês, quando desmarco esta opção, não me da este erro. alguêm poderia me esclarecer onde estou errando.

Wellington Luiz Nunes

Wellington Luiz Nunes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:45

Walmir;

onde trabalho o regime de tributação é lucro real tambem, mas é trimestral.

A empresa que opta lucro real anual, no decorrer dos meses o recolhimento é feito por estimativa, adotando a forma de calculo do regime de lucro presumido, correto?

Se a empresa no decorrer de cada mês, comprovar através de balancetes mensais acumulados, que o valor acumulado já pago, exceder ao valor do imposto, poderá reduzir ou suspender o pagamento.

Então, se voce tá retificando uma informação de que houve pagamento nos meses de set e out, então vc nao pode marcar a opção de suspensão, pois houve o referido recolhimento, concorda?

Espero ter ajudado

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:53

Boa tarde Walmir,

O que acontece é o seguinte, na ficha DADOS INICIAIS você deve ter clicado no campo SETEMBRO ou OUTUBRO informando que a empresa apurou balanço/balancete de suspensão nestes meses.

Pense comigo, se a empresa apurou balanço ou balancete de suspensão do imposto, não deveria ter IRPJ nem CSLL a recolher certo? Por este motivo, quando você desmarca este campo na ficha DADOS INICIAIS, e informa o valor IRPJ e a CSLL nos campos específicos o programa não mostra mais a pendência.

Portanto no seu caso realmente não deve estar marcado o campo que demonstra a utilização do balanço/balancete para suspensão do imposto.

Obs: Caso a empresa tenha calculado o IRPJ e a CSLL com base em balanço/balancete de REDUÇÃO, então deverá assinalar este campo constante na ficha dos impostos em questão.

Espero ter ajudado,
Abraços

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

há 16 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 15:01

Wellington,

Peço desculpas por responder novamente a mesma pergunta, acho que o fizemos ao mesmo tempo. Ainda assim, acredito que possa complementar na solução da dúvida de nosso colega,

Abraços,

Walmir Pessanha de Mello

Walmir Pessanha de Mello

há 16 anos Sábado | 26 julho 2008 | 19:07

Diego,
Entendi sua resposta, quem faz apuração do balanço mensal na minha empresa, é minha contadora, nossa empresa sempre esta com prejuizo, quando da puração do DIPJ de 2008, nos meses de Setembro e Outubro de 2007, tivemos lucro , onde gerou um recolhimento de IRPJ e CSLL, fiz o recolhimento em Junho/08 com as devidas correções, incluo a informação dos DARF'S pagos na DCTF dos respectivos meses, com uma retificadora ou poderia incluir no mês do pagamento, ou seja Junho/08.

Walmir Pessanha de Mello

Walmir Pessanha de Mello

há 16 anos Sábado | 26 julho 2008 | 19:23

Wellington Luiz Nunes,
Estou retificando a DCTF de Setembro e Outubro/2007, onde não consta informação de pagamento de IRPJ e CSLL, pois os valores foram pagos em junho/08, depois de apurar na DIPJ, que nestes meses houve lucro e deveriamos ter recolhido os DARF'S, acho que foi um erro da contadora, entendo pouco de Contabilidade minha especialização é Fiscal ICMS e ISS, mais tive que aprender a efetuar as declarações federais pois jogaram a bomba no meu colo, ai acabei aprendendo, mais sobre balanço não sei nada, pelo que vocês me informaram eu realmente devo desmarcar a opção PJ levantou balanço/balancete de suspensão no mês, e transmitir a retificadora.

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

há 16 anos Domingo | 27 julho 2008 | 14:47

Olá Walmir,

Você deve realmente retificar as DCTF's (no caso se entendi são mensais), informando os DARF's recolhidos. Dessa forma as informações contidas na DIPJ deverão estar iguais as contidas nas DCTF's, pois a Receita Federal efetua o cruzamento destes dados para verificar as pendências fiscais das empresas.

Através do endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/atendvirtual/centroatendvirtual/ead.htm você pode efetuar o treinamento virtual oferecido pela Receita Federal, que traz detalhes sobre o preenchimento da DCTF.

Espero ter ajudado,
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade