x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 4.332

retificação online irpf

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:25

Boa tarde Andrey

No e-CAC:

- Estrato do Processamento da DIRPF (a esquerda)

Na próxima Tela = "Declarações do Imposto de Renda"

Na linha da Declaração a ser retificada:
Na coluna "Serviços" (a direita)

Primeiro ícone = Extrato
Segundo ícone = Retificação
Terceiro ícone = Débitos

Você pode retificar, transmitir e imprimir a DIRPF e o Recibo

Como já lhe disse, fiz isto ontem a noite e não precisei de Certificado Digital algum.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 10 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 14:38

Boa tarde Andrey

Diante de sua afirmação acessei (agora) o e-CAC novamente com o Código de Acesso de um cliente que eu sei que precisa retificar as duas últimas DIRPFs e ele não quer retificá-las por achar que está certo.

Na linha de DIRPF em questão constam:

1º ícone = Um quadradinho com com uma bolinha vermelha e o sinal de menos em branco - Ao pousar o ponteiro do mouse nesta figura, surge os dizeres "Pendência"
2º ícone = Um quadradinho com um lápis amarelo - Ao pousar o ponteiro do mouse neste segunda figura, sugere os dizeres "Retificação"
3º ícone = o desenho de duas folhas sobrepostas - Ao pousar o ponteiro do mouse nesta terceira figura, surge os dizeres "Recibo".

Ao clicar sobre o ícone "Retificação" surge cópia de sua DIRPF com a inscrição/titulo: "Dados Recuperados da Declaração constante da base de dados da Receita Federal do Brasil"

Em seguida uma mensagem ordenando a permissão de pop-ups da página para permitir a retificação.

Como pode ver, estou certo do que vi e fiz.

Tente com outro navegador.... tem certeza de que sua DIRPF está com pendências? se não estiver a opção "retificação" não estará disponível.

...

Luana

Luana

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 23:44

Saulo Heusi a informação também foi útil para mim, agradeço!

Eu estou tentanto retificar minha declaração de 2015 pois me esqueci de colocar o valor da conta corrente de 2 bancos (ambos acima do limite mínimo de R$140,00). Mas também não aparece o ícone.

Como vc disse:

Tente com outro navegador.... tem certeza de que sua DIRPF está com pendências? se não estiver a opção "retificação" não estará disponível.

Acredito que a receita não tenha detectado meu esquecimento como uma pendência, por isso não consigo retificar.

Sendo assim, posso fazer a declaração de 2016 tranquilamente, colocando o valor em conta corrente em 31/12/2015, conforme demonstrativo enviado a mim pelo banco? Fiquei receosa já que não consta este valor final na minha declaração de 2015.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 10 anos Sábado | 26 março 2016 | 08:39

Bom dia Luana

Sendo assim, posso fazer a declaração de 2016 tranquilamente, colocando o valor em conta corrente em 31/12/2015, conforme demonstrativo enviado a mim pelo banco?

Não só pode, como deve.

Entretanto é aconselhável que aponha também o saldo existente em 31/12/2014. Desta forma a variação patrimonial de sua DIRPF não será prejudicada.

...

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 26 março 2016 | 09:03

Bom Dia!

Não estava conseguindo retificar de um cliente, vi a explicação do amigo Saulo conseguir.

Obg!

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies