Junior
Prata DIVISÃO 3 , Analista TecnologiaSe eu pedir a exclusão da empresa do simples nacional, a empresa vai continuar no simples até o final do ano?
Ele vai ficar como uma empresa normal somente em janeiro de 2009?
respostas 16
acessos 2.851
Junior
Prata DIVISÃO 3 , Analista TecnologiaSe eu pedir a exclusão da empresa do simples nacional, a empresa vai continuar no simples até o final do ano?
Ele vai ficar como uma empresa normal somente em janeiro de 2009?
Andre Fabricio
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá Armjr Junior
O prazo para pedir exclusão foi até 31/01/2008 então não tera exito se pedir exlusão.
Em 2009 consiguira tirar a empresa do simples.
Att
André Fabrício
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Não procede a informação do nosso amigo André.
O prazo até 31/01/2008 é para a opção pelo Simples Nacional.
De acordo com o item I, § 1º, Art. 3º da Resolução CGSN nº 015, de 23 de julho de 2007, a exclusão por opção da empresa ocorrerá a qualquer tempo.
Somente os efeitos da exclusão serão a partir do ano calendário seguinte (salvo se o pedido de exclusão ocorrer em janeiro).
Conforme o item I do Art. 6º da mesma resolução, a exclusão das ME e das EPP do Simples Nacional produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subseqüente, ressalvado o disposto no § 1º deste artigo.
O § 1º estabelece que Na hipótese de a ME ou a EPP excluir-se do Simples Nacional no mês de janeiro, na hipótese do inciso I do art. 3º, os efeitos dessa exclusão dar-se-ão nesse mesmo ano-calendário.
Junior
Prata DIVISÃO 3 , Analista TecnologiaValeu, muito obrigado.
Junior
Prata DIVISÃO 3 , Analista TecnologiaEstou com outra dúvida.
Sei que de acordo com a resolução 15 só no ano que vem que a empresa vai sair do simples.
Queria saber se tem como eu fazer a exclusão do simples para a empresa desenquadrar já no proximo mês?
Tem como ?
Moderador , Contador(a)Não existe esta possibilidade Armjr Junior.
De acordo com o Art. 7º daResolução CGSN nº 004, de 30 de maio de 2007, A opção pelo Simples Nacional dar-se-á por meio da internet, sendo irretratável para todo o ano-calendário
Junior
Prata DIVISÃO 3 , Analista TecnologiaObrigado.
Bruno
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde pessoal, pesquisando no forum não achei nada que tirasse minha duvida por isso estou fazendo pergunta nesse topico.
Tenho um cliente que quer retirar sua empresa do Simples Nacional, pelo que estudei a legislação do SN, o pedido de exclusão pode ser feito neste ano porem terá efeitoa apartir do proximo ano calendario.
Queria saber se há a possibilidade de ser excluido no mes seguinte ao pedido, por exemplo, por acrescentar à empresa uma atividade não permitida para opção pelo SN.
Li sobre essa possibilidade, mas não estou achando onde li.
Obg.
pessoal achei essa informação no site do Simples Nacional, "até o último dia útil do mês subseqüente ao da ocorrência das situações de vedação, nas hipóteses previstas nos incisos II a XV e XVII a XXVI do art. 12 da Resolução CGSN nº 4, de 2007; "grifo meu
Bruno Marioto
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Bruno,
Lê-se na letra "c", Inciso II, Artigo 3º da Resolução CGSN 15/2007 que:
Art. 3º A exclusão do Simples Nacional, mediante comunicação da ME ou da EPP, dar-se-á:
II - obrigatoriamente, quando:
c. incorrer nas hipóteses de vedação previstas nos incisos II a XV e XVII a XXVI do art. 12 da Resolução CGSN nº 4, de 2007; (Redação dada pela Resolução CGSN nº 50, de 22 de dezembro de 2008)
Já o Inciso IV, Artigo 6º da Resolução primeira que trata dos efeitos da exclusão do Simples Nacional, determina que:
Art. 6º A exclusão das ME e das EPP do Simples Nacional produzirá efeitos:
IV - na hipótese da alínea 'c' do inciso II do caput do art. 3º, a partir do mês seguinte ao da ocorrência da situação impeditiva;
Nestes termos se você incluir (por exemplo) a atividade de consultoria entre as já elencadas em seu Contrato Social, terá obrigatoriamente que comunicar à receita federal e solicitar a exclusão do Simples Nacional. Exclusão esta que produzirá efeitos a partir do mês seguinte ao da ocorrência da situação impeditiva.
...
Deise Parisotto
Bronze DIVISÃO 5 , Instrutor(a)Somente complementando a resposta do Sr. Saulo, precisa realizar a atividade, pois o fato de apenas constar no Contrato Social, não é motivo de exclusão do Simples Nacional.
Base Legal: LC 123/2006 Art. 17
Cleonice Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa noite!
Gostaria de uma informação:
Tenho um amigo que, tem uma empresa enquadrada no simples que está parada há 8 anos.
Já foi feito pedido de falência e entregues as declarações em atraso recentemente para ser feito o encerramento desta.
Só que, ele sócio, apresentou IRPF como isento nesse período porém, suas irmãs adquiriram um apartamento e colocou no nome dele.
Gostaria de saber se, as declarações de pessoa física devem ser retificadas e se ele terá algum problema com a Receita Federal na hora de encerrar a empresa??
Obrigada.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Cleonice,
Este contribuinte deverá retificar a DIRPF já entregue, incluindo entre seus bens o adquirido por suas irmãs em seu nome.
Para tanto deverá comprovar a origem do dinheiro que permitiu a aquisição.
O encerramente da empresa não sofrerá consequências decorrentes da retificação da DIRPF em questão.
...
Bruno
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Muito obrigado pessoal pelas respostas, foram bem esclarecedoras!
Boa semana a todos!
Daiana
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBoa Tarde
Uma empresa que execedeu os limites no simples, continuará no simples no ano seguinte ou não?
Atenciosamente
Daiana
Moderador , Contador(a)Boa tarde Daiana!
Muito já se discutiu neste fórum sobre este assunto. Prova disto temos esta postagem e esta outra aqui.
Por isso, aconselho a fazer uma Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=exclus%E3o+simples+nacional+excedeu+2.400.000%2C00&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D3" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisa sobre o assunto e a dar uma lida nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem antes fazer uma pesquisa.
Evite também postar mensagens em duplicidade.
Você postou esta mesma dúvida em outro tópico e tivemos o trabalho de excluir a mensagem "excedente".
Caso persistirem as dúvidas, volte a postar.
Daiana
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBom Dia Sr. Wilson!
Desculpe, por ter infrigindo as regras, mas antes de postar não tinha encontrado uma materia na qual trata-se a duvida na qual ainda permaneço.
Ao postar em mais de uma, achei que para cada tema poderia fazer uma pergunta.
Ficarei mais atenta.
Atenciosamente
Daiana
Moderador , Contador(a)Daiana,
Veja que em sua mensagem "Postada Terça-Feira, 3 de agosto de 2010 às 08:10:27" você afirma que "antes de postar não tinha encontrado uma materia na qual trata-se a duvida na qual ainda permaneço".
Pelo que você disse, ainda continua com a dúvida.
Daí eu lhe pergunto: Você leu antenciosamente os tópicos que lhe indiquei??
Digo isto porque, nesta postagem temos a seguinte orientação do nosso grande mestre Saulo Heusi:
"Se está na sistemática do Simples há mais de um ano (...) e extrapolou o limite de R$ 2.400.000,00, deverá comunicar o fato à Receita Federal pela Internet e sairá do sistema a partir do mês de Janeiro do ano seguinte".
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade