x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 618

Base de Cálculo IRPJ e CSLL - Construção Civil

Marcelo Moreira

Marcelo Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 10:42

Bom dia pessoal
Por gentileza, alguém saberia me dar uma luz na seguinte situação?
Segue o questionamento:

Trabalho em uma empresa com CNAE pertencente ao grupo 412, na execução de obras portuárias, marítimas e fluviais. Para o caso no qual a empresa se enquadra, a base de cálculo do IRPJ, segundo art. 15 da Lei 9249/95, seria de 32% (prestação de serviços em geral). A empresa geralmente atua em regime de subcontratação, não sendo a responsável pelo respectivo CEI da obra.

É sabido, por sua vez, que no caso empreitada total, fornecendo o empreiteiro todos os materiais indispensáveis à execução da obra, sendo tais materiais incorporados à mesma, ficaria a empresa sujeita à aplicação do percentual de 8% (oito por cento) para determinação da base de cálculo do IRPJ.

Minha dúvida é a seguinte: qual o entendimento da Receita Federal em relação à ‘todos os materiais indispensáveis à execução da obra’? Pois, no caso das subcontratações, minha empresa, não fornecerá todos os materiais indispensáveis à execução da obra como um todo; mas sim todos os materiais indispensáveis à execução do serviço específico para o qual ela fora contratada.

Esse entendimento pode ser assim individualizado para cada empresa e para o respectivo objeto específico que motivou sua contratação? Ou o entendimento é de que, por exemplo, uma vez que numa mesma obra haja um outro prestador, que atue em etapa complementar ou diferente do meu serviço, as duas empresas são fatalmente empreiteiras em modalidade parcial?

Qual seria a base correta no entanto?

Grato,

Marcelo Moreira
Analista Tributário
M11 Assessoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: