Bruno
Iniciante DIVISÃO 3Já fiz essa pergunta para alguns contadores e para 2 funcionários do próprio PayPal. Ninguém soube responder direito... geralmente as respostas são incompletas e conflitantes: um diz uma coisa, outro diz outra.
Tenho uma empresa (simples) que recentemente começou a prestar serviços para empresas e pessoas físicas dos EUA. Sou pago via PayPal.
O dinheiro (em dólar) chega meio pingado, vai entrando no PayPal e geralmente fica um tempo parado lá... depois transfiro parte do dinheiro acumulado para minha conta bancária. Quando isso ocorre, o PayPal faz a conversão e o dinheiro chega na conta em real.
Minha pergunta central é: QUANDO devo emitir as notas? Devo emitir notas fiscais de exportação de serviços quando eu transferir o dinheiro do PayPal para minha conta bancária brasileira ou devo emitir as notas toda vez que o dinheiro (em dólar) entrar no PayPal? É legal deixar o dinheiro (em dólar) parado no PayPal?
(No Brasil, é comum emitir uma única nota para serviços cujo pagamento foi parcelado. Posso aplicar essa mesma prática nesse caso?)
Se for necessário emitir notas de todos os valores que entram no PayPal antes mesmo de transferí-los para minha conta bancária, surgem algumas dúvidas: Como vou emitir uma nota fiscal em real se o dinheiro que chegou no PayPal ainda está em dólar? Qual cotação devo usar?
Por fim, o valor que vai na nota é o bruto (ou seja, o valor que o cliente enviou para o PayPal) ou o líquido (descontada a taxa de 6% de serviço que o PayPal cobra cada vez que entra um valor)?
Dúvida bônus: Se o ano virar (2015/2016, por exemplo) e ainda tiver algum dinheiro (em dólar) acumulado no PayPal? Como proceder ? Não faz sentido ter que zerar minha conta do PayPal todo ano antes do Réveillon, né?