Samuel Leiro Locatelli
Bronze DIVISÃO 3 , AprendizOlá amigos, não tenho renda formal, meu dinheiro vem de bicos (menos de 26 mil), sendo assim, nunca declarei e me enquadro dentro do vetor de isenção do imposto de renda, mas neste contexto eu comprei um carro e vendi (2012-2015), não declarei e agora em 2016 comprei uma carta de crédito de 20 mil reais e estou pagando mais 20 mil reais (1603 por mês), fiquei na dúvida, se eu sou isento, comprei esses bens com dinheiro juntado ha anos que estavam na poupança (100 reais aqui, 200 ali), como declarar apenas os meus bens, ainda como isento, para que a receita acompanhe que eu venho pagando aos poucos a carta de crédito?
Exemplo, eu vinha juntando há anos 20 mil, daí comprei uma carta por esse valor na mão de terceiro e assumi a dívida de 20 mil restantes (total da carta = 50 mil), não vou pegar um carro com essa carta, vou deixar terminar o consórcio e recolher o dinheiro, não ganhando mais que 27 mil mês, sendo isento, como declarar esse bem, mediante a isenção? Meu medo é ficar inerte e quando recolher os 50 mil da carta a receita questionar a fonte do aumento patrimonial.
Não sei se fui claro, peço perdão e caso eu tenho sido prolixo eu reformularei meus questionamentos... A ideia é: sempre fiz os bicos e depositava na poupança, apareceu uma boa oportunidade e fiz um bom negócio mas como nunca lidei com o Leão estou perdido de como ser isento e adquirir bens.
Att.
Samuel