Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Rosana Alves,
Eu informaria o código "000".
respostas 643
acessos 57.187
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Rosana Alves,
Eu informaria o código "000".
Michele
Ouro DIVISÃO 2 Meog
ta bom .
Jamile C Z
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBoa tarde,
Outra pergunta:
Um ex-funcionário, recebeu em 2015 de uma empresa (em que trabalhou ate 2010) um valor pouco maior que R$ 300.000,00 referente um processo trabalhista que ainda não foi finalizado (ainda há partes em embargo).
Não há informes, e não foram recolhidos ainda Imposto de Renda na Fonte nem Previdência Social segundo informações dos advogados.
Como lançar esse valor recebido e em qual quadro da Declaração de Ajuste Anual IRPF 2016?
Como recebimentos tributáveis e pagar imposto e aguardar a finalização do processo para fazer ajustes?
Lorena Marques Santana
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia!
Solicitei ao meu cliente o informe do banco para fazer a declaração de 2016, e descobri que ele nunca declarou os saldos da conta corrente, vgbl e poupança.
Não fui eu quem fiz as declarações anteriores, posso lançar os saldos somente este ano sem lançar saldos anteriores?
Allan Diego Silvano Leite
Prata DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia Lorena!
Veja a documentação e retifique os anos anteriores (últimos 5 anos, caso necessário)
Kelly Cristina Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Um dos sócios de nossa empresa, tem como a principal fonte de renda venda de produtos da Mary Kay.
Ela adquire os produtos pessoa física com 40% de desconto e vende no preço de tabela. Em 2015, foram comprados produtos no montante de R$ 23.500,60 e vendidos a R$ 41.118,00.
A empresa Mary Kay não viabiliza informe de rendimentos, alegando que não é fonte pagadora, haja visto que ela somente concede os descontos.
Sem declarar esses valores, a evolução patrimonial não fica plausível.
Como devo proceder nesse caso em relação da DIRPF?
Ana Beatriz de Castro Guimaraes
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Kelly,
Como você mesmo disse ele é sócio de uma empresa, então a fonte pagadora dele é a sua própria empresa, no caso os rendimentos poderão ser Pró-Labore, se houver e distribuição de lucros.
Caso o mesmo seja MEI tem que respeitar os limites de Distribuição Impostos pela Legislação, 8% do faturamento bruto.
Espero ter ajudado.
Kelly Cristina Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Ana...
Além de sócia da minha empresa ela é consultora independente da Mary Kay (como pessoa física) e a maior parte dos lucros vem desta venda.
Não é possível explicar a evolução patrimonial somente com os lucros e pró-labores da empresa que ela é sócia.
Eu preciso declarar a renda da venda, mas não sei como.
Felipe Rs
Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)Bom dia,
Peço auxílio na seguinte situação:
Até 2015 o casal realizou a declaração em separado, sendo que o bem comum (imóvel) foi declarado somente no IRPF do marido. Na declaração da esposa, constaram como bens um veículo e uma aplicação financeira. Em cada declaração foi identificado o CPF do respectivo cônjuge.
Como a esposa não recebeu rendimentos tributáveis em 2015, e para aproveitar os descontos de dependente e de despesas com plano de saúde recolhidas pelo marido (esposa beneficiária), aparentemente, é mais vantajoso realizar em 2016 a declaração em conjunto.
1) Entretanto, como fica a variação patrimonial do casal, já que todos os bens serão lançados no IR do marido? A Receita entende essa variação como aumento de patrimônio (do marido) ou apenas como unificação de declaração do casal, sem variação patrimonial?
2) Há algum código diferente para declarar o bem do titular ou o do dependente? Por exemplo, o cód. 21 (veículo automotor terrestre) é utilizado para os veículos de ambos?
Grato a todos,
Ana Beatriz de Castro Guimaraes
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Kelly,
Nesse caso sugiro lançar rendimentos na ficha de , ganhos oriundos de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular. Como rendimento de autônomo.
Pode dar algum imposto a pagar.
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Felipe Rs,
Boa tarde. Lance os bens da esposa, informando que pertencem ao "dependente tal, CPF tal", e preencha a "Situação em 31/12/2014", com os valores lançados na última declaração dela.
Valter Arruda
Prata DIVISÃO 3 , Sócio(a) ProprietárioFelipe Rs
Neste mesmo fórum na página 15 tem as respostas que procura.
Ivone
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia a todos!
Qual valor deve ser usado para o cálculo do ganho de capital de venda de uma casa que foi comprada por R$75.000,00 mas foi financiada e o preço final com as parcelas pagas foi R$ 95.000,00? Vou usar R$ 75.000,00 ou R$ 95.000,00?
Adriano Napoli
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente ComprasPrezados,
Casei-me no final do ano passado e estou simulando qual alternativa é melhor para enviar a declaração (em conjunto ou em separado). Minha esposa não é assalariada e faz alguns 'bicos" como professora particular. Devo declarar o valor que ela recebe destas aulas mesmo sendo um trabalho informal?
Grato,
Adriano
Isabel Cristina de Almeida
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom Dia,
Estou com 02 dúvidas na declaração de IR. A primeira situação é que estava sendo declarado um imóvel no valor de R$ 88.000,00 que foi deixado pela esposa após falecimento, no ano passado foi feita partilha do mesmo sendo 50% para o viúvo e 50% para o filho no valor venal atualizado de R$ 113.000,00, neste caso é só especificar a partilha e dividir o valor nas declarações nos bens e diretos? A segunda dúvida é que esta mesma pessoa tem vários imóveis declarados com o valor irrisório e agora quer reajustar pelo valor venal do ITPU, mas entendo que o valor só pode ser alterado em caso de benfeitorias comprovadas. Agradeço desde já a atenção.
Allan Diego Silvano Leite
Prata DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa tarde Ivone!
Considere o valor efetivamente pago (no caso os R$ 95.000,00)
Ivone
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigada, Allan.
Pedro
Bronze DIVISÃO 3 , Apontador(a)"troca de dependencia"
Prezado Marcio por favor ; pode opinar ?
445- Como deve proceder o dependente ......
Para zerar as colunas o programa não aceita saldos(nas colunas) valor 00,00; então teríamos que excluir o lançamento mesmo ( na DIRPF onde o dependente saiu).
Para manter a descrição do lançamento( na DIRPF onde o dependente saiu) a fins de visualização e entendimento, penso em lançar 00,01(coluna dez 2014) e 00,00(coluna dez 2105) com devida informação de mudança de dependência( DIRPF da mãe para DIRPF do pai)
Pode opinar sobre?
muito grato
Felipe Rs
Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)Marcio e Valter... mto obrigado
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Pedro,
O programa aceita que seja informado "0,00" nos dois campos "Situação em ...", apenas gera um "aviso", mas é uma pendência que não impede o envio da declaração.
É o mesmo caso quando há a compra e a venda de um bem, no mesmo ano ...
Pedro
Bronze DIVISÃO 3 , Apontador(a)Marcio
mais uma vez, muito obrigado
valeu
grande abraço
Visitante não registrado
Bom dia!!
**Gastos com vacina em dependente são dedutiveis? "Aplicação da vacina contra meningite"
Izaque de Moraes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a) Clara,
Vacinas ou remédios só são dedutíveis para o titular ou seus dependentes se integrarem a conta do hospital. Caso contrário, não são dedutíveis.
Edvaldo José Ferreira
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia a todos,
Uma cliente apareceu com a seguinte situação:
seu marido faleceu em 2006. O inventário foi concluído em 2014, mas constam as seguintes datas: data da sentença em 02/12/2013 e data do transito em julgado como 25/01/2014. Enetendo que deverei utilizar o Programa Gerador de Declaração de Imposto de Renda 2015, para fatos ocorridos no ano de 2014. Estou correto, ou deverei utilizar o Programa Gerador 2014, pois a data da sentença é de 2015.
Outro ponto. No ano de 2015 o inventário foi aditado.
O que devo fazer?
Jamile C Z
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidadeboa tarde
alguém tem alguma ideia sobre a duvida ja postada aqui na terça-feira?
segue dúvida:
Um ex-funcionário, recebeu em 2015 de uma empresa (em que trabalhou ate 2010) um valor pouco maior que R$ 300.000,00 referente um processo trabalhista que ainda não foi finalizado (ainda há partes em embargo).
Não há informes, e não foram recolhidos ainda Imposto de Renda na Fonte nem Previdência Social segundo informações dos advogados.
Como lançar esse valor recebido e em qual quadro da Declaração de Ajuste Anual IRPF 2016?
Como recebimentos tributáveis e pagar imposto e aguardar a finalização do processo para fazer ajustes?
Estou no escuro...
Visitante não registrado
Izaque de Moraes,
Obrigada
Tenho uma outra duvida
Tenho um premio de loteria que a pessoa ganhou
Valor liquido e o IR retido
O certo é eu lançar apenas o valor liquido em 'Rend. tributação exclusiva - outros'
Só isso?
Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde , colegas.
Estou com dúvidas sobre como proceder no caso que meu cliente passou:
A mãe de minha mulher faleceu ano passado .
O inventário está em curso .
Havia uma conta tipo VGBL , com os filhos como beneficiários .
Os filhos sacaram o valor .
Como declarar o principal e o rendimento do fundo ?
O extrato do banco trouxe os rendimentos em nome dos beneficiários e teve imposto retido.
O banco indica que o valor do rendimento deve ser adicionado aos rendimentos tributáveis. Não fala do principal.
Um amigo , contador , indicou que tudo deve ser em rendimentos não tributáveis , pois trata-se de espólio , ainda que o inventário não esteja concluído .
Como deve ser lançado esses rendimentos?
Em princípio concordei com o colega por entender que o IRRF é do espólio. Está correto?
Alguém pode orientar-me?
Cordialmente!
Izaque de Moraes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Clara,
Prêmios recebidos em dinheiro, bens ou serviços ganhos em loteria, concurso, sorteio ou corrida de cavalos devem ser declarados na ficha: Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.
Raimundo Pereira da Costa
Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade Regina Vitoria Rastrelli Teixeira boa tarde,
A declaração de espólio segue as mesmas regras de uma declaração normal e no meu entendimento o saque do VGBL, deve ser laçado em "rendimentos tributáveis recebido de pessoa jurídica"
Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRaimundo Pereira da Costa, boa tarde.
Agradeço a sua informação.
Mas a dúvida não é sobre a declaração de espólio visto que o inventário não está concluso.
Abaixo vou repetir minha dúvida:
Havia uma conta tipo VGBL , com os filhos como beneficiários .
Os filhos sacaram o valor .
Como declarar o principal e o rendimento do fundo ?
O extrato do banco trouxe os rendimentos em nome dos beneficiários e teve imposto retido.
O banco indica que o valor do rendimento deve ser adicionado aos rendimentos tributáveis. Não fala do principal.
Pelo exposto, estou com dúvidas se lanço na declaração do herdeiro como rendimento tributável conforme indica o banco(?)
E o valor do principal fica lançado como?
Obrigada,
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade