x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.629

IRPF de profissional liberal

Luciano de Oliveira Mol

Luciano de Oliveira Mol

Iniciante DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Técnico
há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 12:09

bom tarde,

Este ano no meu IRPF estou com despesa médica (psicólogo) para minha dedução. Conheço bem a psicóloga e ela me falou que é isenta por não tem renda acima do limite de isenção, ela está desobrigada de declarar o IRPF? Se eu usar esta dedução porque tenho o recibo emitido por ela corro o risco de cair na malha fina ou ela terá que fazer a declaração mesmo isenta para justificar o recebimento de pagamento de pessoa física (meu pagamento).

Desde já agradeço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 13:26

Boa tarde Luciano,

Você pode/deve declarar o pagamento das despesas com o psicólogo, se a Receita Federal "duvidar" de tais despesas irá confrontar com a DIRPF do psicólogo, caberá a ele (se for o caso) provar que estava dispensado de apresentá-la, mas (repito) isto não deve impedir de você declarar tais despesas .

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 18:30

Boa tarde Luciano,

como lhe disse acima: "se a Receita Federal "duvidar" de tais despesas irá confrontar com a DIRPF do psicólogo, caberá a ele (se for o caso) provar que estava dispensado de apresentá-la, mas (repito) isto não deve impedir de você declarar tais despesas" .

Você não ficará em malha fina por causa disto, se ficar, no máximo terá que apresentar os recibos comprovantes da despesa em questão.

...

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 19:23

Olá! Esse ano teremos que informar o nit/pis/Pasep dos autônomos... porém tenho um autônomo (consultor imobiliario) que não recolhe inss... será que terá perigo de eu informar o nit sem recolhimento?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 21:05

Boa noite Laila,

Você não tem a obrigatoriedade de informar o NIT de todos os autônomos a menos que a a Natureza da ocupação informada seja do código 11.

Segundo a Receita Federal, a

Obrigatoriedade do preenchimento do campo NIT/PIS/PASEP para declarantes (titular ou seus dependentes) que sejam profissionais liberais (natureza de ocupação 11 na ficha Identificação do Contribuinte) e que tenham recebido de pessoas físicas, no ano-calendário de 2015, rendimentos de trabalho não assalariado;

Tenha em conta que tais profissionais estão obrigados ao pagamento das contribuições sociais, logo devem ter o NIT. Informá-lo sem o pagamento do INSS lhe trará aborrecimentos, pois certamente a Receita Federal irá cobrá-lo

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: