x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.297

[AJUDA] IRPF 2016 - Como declarar aquisição de imóvel em con

Visitante não registrado

há 9 anos Sábado | 5 março 2016 | 15:26

Em 2015, eu e minha namorada adquirimos um apartamento no valor de R$300.000,00. Fizemos um financiamento pelo banco Santander, onde minha namorada tem conta, pagamos R$60.000,00 de entrada e R$6.000,00 de ITBI, sendo que foi pago a metade por cada um (R$33.000,00) e financiamos os R$240.000,00 restantes.
As parcelas do financiamento são debitadas mensalmente da conta dela, sendo que envio metade do valor por TED de minha conta para a conta dela.
Como devo proceder na declaração do IRPF, quais dados devo informar no campo discriminação e como informo os valores ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 5 março 2016 | 15:52

Caro colega, o que você colocar na sua ela vai colocar na dela, pois pelo que entendi foi compra em conjunto, com 50% para cada, citar os dados dos documentos, colocar em cima o valor do património e em dividas colocar o saldo restante da divida, isso igual nas duas. Nos próximos exercícios, vai deduzindo nas dividas as parcelas pagas. De uma lida na escritura e importante pois pode ter algum detalhe que para orientar adequadamente o ideal e ver a documentação, mas você mesmo pode ver, e se tiver mais duvidas, faça as perguntas e pesquisas aqui no site mesmo. Não esqueça quando terminar de pagar de dar baixa da hipoteca, que deve estar em nome do financiador, no caso o Santander me parece.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

Visitante não registrado

há 9 anos Sábado | 5 março 2016 | 20:54

Oi, a compra foi conjunta sim, então no campo de discriminação eu coloco os dados do apartamento que estão na escritura, valor total, quanto foi financiado e também informo que foi uma compra conjunta certo?
No campo situação em 31/12/2015 eu coloco 50% do valor pago, somando o valor da entrada e das parcelas, que seria referente à minha parte ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sábado | 5 março 2016 | 22:01

Boa noite Manoel e André,

... colocar em cima o valor do património e em dividas colocar o saldo restante da divida, isso igual nas duas. Nos próximos exercícios, vai deduzindo nas dividas as parcelas pagas.

Se existe um Contratos de financiamento com clausula asseguratória de alienação fiduciária (comuns em financiamentos de imóveis) não deve ser informado o total da dívida. O imóvel será valorizado na ficha "Bens e Direitos" na mesma medida em que for pago.

Não inclua as dívidas e ônus reais de:

- financiamentos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou sujeitos às mesma condições, ou seja, aqueles nos quais o bem é dado cono garantia do pagamento ex: fiduciária, hipoteca, penhor,

Fonte: Menu Ajuda do programa IRPF 2016.

...

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 6 março 2016 | 07:55

A explicação do Saulo foi muito esclarecedora, e e a correta, desde que esteja esta situação descrita na escritura, que realmente e a mais comum, entretanto, por isso aconselhei a leitura da escritura cuidadosamente, pois apesar da situação mais comum que foi a discriminada pelo , grande colega SAULO, pois eventualamente poderia ser outra situação, do tipo de financiamento, pois existem, a Leitura da escritura e fundamental, e as condições estabelecidas na mesma e que prevalecem. Tipo financiamento que não seja pelo SFH. Agradeço ao Saulo, pois não me atentei a esse detalhe comum, entretanto, ressalvo o meu alerta da leitura da escritura. Desculpe-me colega, e verifica o que eu e o SAULO, sabiamente comentou.

Sds. Ribeiro
Vai fazer algo, aconselhe-se com três velhos. Proverbio chines- eu Ribeiro e o Saulo somos jovens de 70 anos

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: