x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.250

Médico sem Retiradas da Empresa

Alexandre de Oliveira

Alexandre de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 23:07

Pessoal Eu estou com Dúvidas a respeito de uma empresa que iniciou suas atividades agora em julho.

2 amigos, um comerciante e uma Dentista desempregada recem chegada a cidade, se uniram e resolveram constituir uma Clínica Odontológica.
Eu fiz a Constituição da mesma agora em 17 de Julho.
Mas antes de Chegar no final de julho ambos acharam a carga tributário muito alta, já me falaram q estavam arrependidos. Apenas o Sócio tinha pro-labore, e da Dentista não tinha retirada, pois paga o INSS por fora em carnê.
O sócio resolve deixar a sociedade passando pra um outro de uma outra cidade. Esse outro tb tem uma retirada. Mas o fato é que o sócio mora em uma outra cidade e dificilmente aparece aqui. Conversei com a Drª e ela decidiu que eu a colocasse como responsável pelo CNPJ perante a Receita. Mas a mesma continua sem retirada. Minha dúvida é sobre o IRPF dela, pois a mesma não tem nem honorarios médicos pela clinica. Como devo proceder nesse caso? A mesma não aceita colocar retirada para não pagar INSS mais alto. Como procedo? Estou sem saber o que explicar pra ela nesse caso. A mesma afirma se tiver que pagar mais Impostos vai baixar. Se alguém puder me ajudar agradeço!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 00:26

Boa noite Alexandre,

A "solução" mais inteligente neste caso, é distribuir os lucros que enventualmente a empresa possa ter. Os impostos e contribuições pagos pela empresa são decorrentes de receitas.

Se você diz que a carga tributária é elevada, guardada as proporções, as receitas também são. Nós sabemos que as despesas neste tipo de empresa, raramente superam os valores das receitas, o que vale dizer que esta empresa "dá lucro" sim.

Se assim é, distribua-os no final do ano quando do Balanço Patrimonial.

Nota
O fato de a sócia em questão assumir a responsabilidade pela empresa perante aos Órgãos Públicos, não significa que tenha que obrigatoriamente perceber pró-labore.

...

Alexandre de Oliveira

Alexandre de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 18:15

Entendi Saulo Heusi, obrigado!

Agora só uma outra coisa que está me incucando:

Como é que ela paga INSS mensalmente em Carnê? Se nem Pro-labore nem Honorarios médicos pela Clínica ela tem e nem mesmo um outro emprego? Será que isso não seria motivo da malha pegar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade