Paulo Sergio Borges
Bronze DIVISÃO 2 , Analista InformáticaBoa Noite;
Estou com dúvidas quanto ao preenchimento da declaração de espólio a ser feita em 2016.
Minha esposa faleceu em maio de 2015 e dei início ao processo de inventário. Parte da escritura ficou pronta em dezembro de 2015, mas como houve um equivoco do cartório foi necessário fazer uma escritura retificadora cuja data é de 06/01/2016. Minha dúvida é como devo proceder.
1 - Tentei fazer a declaração final de espólio, mas quando preencho que a data final de encerramento do inventário de 01/2016 o programa acusa erro.
2 - Penso que devo fazer a declaração como sendo inicial e no próximo ano (2017) faço como final de espólio?
3 - Ela recebeu salário até 06/2015 e depois os valores foram divididos em partes iguais para mim e minha filha. Incluo esses valores em minha declaração e começo a fazer a dela, sem discriminar os bens dos quais ela é herdeira, admitindo que a escritura não encerrou em 2015?
4 - Sempre fizemos as declarações de IRPF separadamente e os bens comuns são declarados em minha declaração, procedo da mesma forma este ano?
5 - Como tive gastos elevados com médicos e hospitais, posso declara-la como dependente e abater de meus imposto os valores pagos, obviamente declarando também seus rendimentos?
Peço desculpas pela quantidade de dúvidas e agradeço muito a quem puder me auxilar.
Obrigado
Paulo S. Borges