Thiago Sayão
Iniciante DIVISÃO 2 , AnalistaBom dia.
Estou fazendo a declaração final de espólio de minha vó, em nome de minha mãe que recebeu a partilha. A partilha já saiu (em Abril/2015) - tenho em mãos uma escritura pública de partilha de bens.
A dúvida é: Minha vó era isenta de declaração de imposto, fez apenas uma declaração do exercício 2013 pois recebeu um valor de um processo, porém acabou não declarando o bem nesta declaração. Ou seja, o bem nunca foi declarado. Gostaria de declarar dentro da legislação, porém pagando o menor imposto possível (ou nenhum se permitido).
Se o bem nunca foi declarado, posso declarar apenas na declaração final de espólio? Posso atribuir um valor de mercado em ambos os campos, "Situação na Data da Partilha” e “Valor de Transferência” ?
O valor do bem foi arbitrado na escritura pública de partilha de bens, porém com um valor muito baixo. Este valor tem alguma importância para fins de IR/espólio?
Obrigado!