x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 673

Malha Fina e dependente deficiente mental

ROGERIO ALBERTO DE BARROS FIGUEIREDO

Rogerio Alberto de Barros Figueiredo

Bronze DIVISÃO 4 , Médico(a)
há 10 anos Domingo | 10 abril 2016 | 20:50

Senhores(as) preciso de auxilio:

Tenho um filho com 34 anos, deficiente mental, já interditado,do qual sou detentor de sua guarda e curador. Ocorre que ele frequenta uma instituição particular de ensino e tratamento especializado em doenças mentais. Pois bem, ele é meu dependente no IR e declaro corretamente os valores recebidos de sua mãe, à título de pensão alimenticia judicial e, seus gastos com ensino estão em torno de R$ 35.000,00 anuais e, sua pensão não chega a R$ 11.000,00, portanto resolvi inclui-lo na minha declaração, mas todo SANTO ANO, a receita federal envia a minha declaração para a MALHA FINA,com pendencias médicas, ao que parece, a coisa é automática.

O sistema da receita, AO QUE PARECE, não identifica que os gastos com educação em local especializado de deficientes, são considerados despesas médicas, aí toda aquela peregrinação: verificar pendencias, agendar com o auditor da malha, comparecer com preocupação natural de contribuinte, perder tempo e às vezes até ter de ensinar ao auditor que despesas com ensino de deficientes mentais, são despesas médicas, de acordo com a própria legislação da receita.

Tudo isso é muito chato, perco tempo, enfrente filas, tenho de ficar agendando coisas que não quero fazer etc... além de por vezes, ter de enfrentar o mau humor e má vontade de alguns auditores, ainda somos tratados como sonegadores.

Por favor, alguem conhece algum recurso prévio para que possa evitar todo esse transtorno ?

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 11 abril 2016 | 11:51

Boa tarde Rogério

Talvez agilize o entendimento dos auditores se você levar impressa a resposta dada pela própria Receita Federal a Pergunta 349 contida no Perguntas e Respostas IRPF 2016 ".

Não existe uma forma de agilizar o entendimento de determinados auditores, mas (quem sabe) ajuda!

349 - Quais são as despesas médicas dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual?

- as despesas de instrução de deficiente físico ou mental, desde que a deficiência seja atestada em laudo médico e o pagamento efetuado a entidades destinadas a deficientes físicos ou mentais.

A dedução dessas despesas é condicionada a que os pagamentos sejam especificados, informados na ficha Pagamentos Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de quem os recebeu. Admite-se que, na falta de documentação, a comprovação possa ser feita com a indicação do cheque nominativo com que foi efetuado o pagamento.

Conforme previsto no art. 73 do RIR/1999, a juízo da autoridade fiscal, todas as deduções estarão sujeitas à comprovação ou justificação, e, portanto, poderão ser exigidos outros elementos necessários à comprovação da despesa médica.

...

ROGERIO ALBERTO DE BARROS FIGUEIREDO

Rogerio Alberto de Barros Figueiredo

Bronze DIVISÃO 4 , Médico(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 abril 2016 | 21:35

Saulo, obrigado pela resposta, já fiz isso uma vez e, o auditor que de início admitiu que desconhecia o artigo 80 paragrafo 3.0 do Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), veiculado pelo Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999, então mostrei-lhe a legislação escrita. Para meu espanto, o cara depois virou uma fera, passou a fazer exigencias à respeito da confecção do recibo que comprovava a despesa e não satisfeito, entrou em outras questões como por exemplo o meu livro caixa, ou seja ficou procurando alguma coisa para me ferrar, fui salvo por uma pessoa que providencialmente chegou naquele momento e depois da conversa, ele esqueceu e liberou a declaração, foi por um triz...

Mas a questão que levantei é, se alguem conhece um modo preventivo na hora de realizar a declaração de renda, que evitea malha fina, ou esse é inevitável ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 14:13

Boa tarde Rogerio,

É lamentável que isto aconteça, mas não há nada que possa ser feito na DIRPF com vistas a evitar tais situações, até porque na ficha "Pagamentos Efetuados" não existe campo para observações.

...

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies