Claudia Barros
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoPrezados !
Uma pessoa faleceu em novembro de 2008.
A declaração do IRPF, ano calendário 2008, deverá ser normal ou tenho que fazer a declaração de espólio ?
Obrigado pela atenção.
Claudia
respostas 5
acessos 1.240
Claudia Barros
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoPrezados !
Uma pessoa faleceu em novembro de 2008.
A declaração do IRPF, ano calendário 2008, deverá ser normal ou tenho que fazer a declaração de espólio ?
Obrigado pela atenção.
Claudia
Ramiro
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade"Para a legislação tributária, a pessoa física do contribuinte não se extingue imediatamente após sua morte, prolongando-se por meio do seu espólio (art. 11 do Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda - RIR)"
Espero que isso ajude: Declaração Espólio
Editado por Miro Miro em 28 de março de 2009 às 01:12:22
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Claudia,
Se houverem bens a inventariar, a pessoa eleita como inventariante deverá entregar a Declaração de Espólio em nome do falecido. Havendo Imposto de Renda a pagar, este deve ser pago pelo inventariante também em nome (CPF) do falecido.
Não havendo bens a inventariar o cônjuge sobrevivente ou os dependentes não respondem pelos tributos devidos pela pessoa falecida, devendo ser solicitado o cancelamento da inscrição no CPF da pessoa falecida, nas unidades locais da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
...
Ieda A.
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados boa tarde!
Faço uma declaração todo ano é o contribuinte com quatro dependentes (esposa e três filhos) e consta bens. A esposa faleceu em outubro de 2010. Deram entrada no inventário porem ainda não saiu.
Como preencho a declaração do contribuinte? Faço normal? Ou tenho que tirar a esposa e fazer uma declaração somente dela? Se tenho que fazer a declaração dela tenho que colocar os bens da família, do mesmo jeito que é declarado na Dirpf do viúvo?
Se tenho que constar sua viuvez na declaração como irei fazer isto.
Obrigada pela atenção.
Jose Almeida Bispo
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Noite Ieda,
Pelo meu entendimento lhe sugiro que faça a declaração normal, inclusive colocando a esposa dele na qualidade de dependente, tendo em vista que ela foi dependente dele no ano passado.
Em relação ao inventário, este é fato gerador provavelmente de 2011 ( caso saia este ano) e só irá ser computado no exercício de 2012, em que será feito a declaração de espólio.
Espero ter contribuido com a sua dúvida.
Ieda A.
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Obrigada Jose Almeida, me ajudou muito.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade