Bom dia Guilherme,
Na mesma ordem aposta por você:
1 - Use o programa Ganhos de Capital (GCAP) para informar a venda do veiculo primeiro. Para quaisquer efeitos o que houve foi a venda de um veículo e a aquisição de outro.
Exporte o resultado do programa GCPAP para a DIRPF. Informe na ficha "Bens e Direitos" a baixa (pela venda) do veículo.
Abra um novo item com código 21 na ficha de "Bens e Direitos". No histórico informe os dados do veiculo, o valor da entrada, as condições do financiamento, a instituição financeira, se houve a opção de compra no inicio do contrato e se o veículo foi dado em garantia.
Se o veículo foi dado em garantia na ficha "Bens e Direitos" no campo "Situação em 31/12/2008" informe apenas o valor já pago (Entrada mais as parcelas pagas) - Nada informe na ficha "Dívidas e Ônus Reais".
Se o veiculo foi não dado em garantia (alienado ao Banco) na ficha "Bens e Direitos" no campo "Situação em 31/12/2008" deve constar o valor total do veiculo (Entrada mais o total do financiamento) - Informe na ficha "Dívidas e Ônus Reais o valor já pago (Entrada mais as parcelas pagas)
02 - Os gastos com a área em construção (inclusive os com Arquiteto) deverão ser informados com código próprio (12 casa ou 16 Construção) na ficha "Bens e Direitos" No campo "Histórico" informe o item em que consta o terreno onde está sendo elaborada a construção.
...
Editado por Saulo Heusi em 20 de abril de 2009 às 22:35:48