x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 753

Dúvida sobre pagamentos e doações

Sabrina Amaro Mendes

Sabrina Amaro Mendes

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 19:36

Boa noite

Estou fazendo a declaração de IRPF do meu pai, não sou dependente dele mas tenho 23 anos e é ele quem paga minha faculdade. Gostaria de saber como faço na declaração dele para que ele consiga dedução do valor (que é de R$ 2.701,68)no imposto?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 25 abril 2009 | 00:10

Boa noite Sabrina,

Peça a seu pai que a inclua em sua DIRPF como dependente dele com o código 22 na relação de dependência.

Desta maneira ele poderá deduzir até R$ 2.592,29 pagos à Faculdade informando o pagamento na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com código 01, opção "Dependente".

Cabe lembrar que se você obteve rendimentos em 2008 e ou tem bens em seu nome, deverão ser informados também na DIRPF de seu pai. Neste caso, não é interessante informá-la como dependente, pois provavelmente ao somar seus rendimentos com os dele, pagará mais imposto.

Por outro lado, se você não obteve rendimento algum, ele poderá ser beneficiado com a dedução de R$ 2.592,29 das despesas com instrução e mais R$ 1.655,88 por ter uma dependente.

...

Sabrina Amaro Mendes

Sabrina Amaro Mendes

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Sábado | 25 abril 2009 | 10:22

Bom dia Saulo

Me colocar como dependente dele não daria certo pois tive rendimentos no ano de 2008. Por isso gostaria de saber se há outra forma de colocar este valor na declaração do meu pai para que sirva como dedução no imposto?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 25 abril 2009 | 22:14

Boa noite Sabrina,

Se você não constar como dependente na DIRPF dele, não há como ele "aproveitar" as despesas com instrução gastas com você, mesmo que tenha sido ele o responsável pelo pagamento.

Isto porque ele só poderá deduzir despesas com ele próprio ou com dependentes dele.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade