Carlos
Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a) InformáticaBoa noite pessoal. Sou profissional autônomo (Programador de sistemas) em Salvador. Para regularizar minha situação e cumprir com as obrigações tributárias fiz o seguinte:
1º PREVIDÊNCIA SOCIAL: Comprei uma guia GPS é já comecei a pagar a partir de 01/2009 com código 1007 (Contribuinte individual), pagamento 93,00 (20% do salário mínimo vigente), podendo futuramente me aposentar por idade ou tempo de contribuição, pois como me informaram 11% não aposenta por tempo de contribuição.
2º INSCRIÇÃO COMO AUTÔNOMO: Fui à secretaria da fazenda de me cadastrei como autônomo, peguei na hora meu CGA(inscrição municipal). Paguei a DAM-ISS fixo e em cota única. Peguei a autorização para emitir nota fiscal (AIDF), fui na gráfica e pedi para imprimir meu talonário.
Agora foi que me enrolei. Surgiram várias dúvidas sobre como trabalhar com notas fiscais. Abaixo estão algumas das dúvidas. Agradeço muito a quem poder me ajudar, pois meus clientes estão cobrando.
* Tenho clientes em outros estados (a maior parte) e não envio nota fiscal eletrônica. Posso enviar minha nota impressa via fax? Tem outra forma simples de fazer essa operação, sem precisar enviar pelos correios?
*Eu já pago meu inss individual (20%). O cliente ainda vai precisar reter na fonte o inss e se ocorrer a retenção na fonte como é o cálculo para a dedução e redução do meu individual? Como vou explicar a previdência essas ocorrências?
*Como vai ficar minha declaração de imposto de renda, já que o cliente retém 1,5% na fonte? Tem algum desconto para mim, como a receita federal trata essas duas coisas. O IR da minha nota e meu ir pessoal?
*Qual o valor total da nota que devo passar para o cliente, já considerando a dedução dos impostos e o valor que tenho a receber? Como faço esse cálculo?
*Como é feita a identificação da minha nota na DARF do cliente e de que forma a receita federal faz esses rastreamento?
*Onde e como posso verificar se as notas que emiti estão em dia, a situação de cada nota junto a receita federal?
Obrigado a todos. Não é a primeira vez que preciso desse portal para tirar minhas dúvidas e acredito que também conseguirei resolver tudo isso. Grato a todos
Editado por Carlos em 12 de maio de 2009 às 21:19:47