x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 20.589

retenção inss MEI - Cessão de Mão-de-obra

juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 10:32

Bom dia!
Temos um contrato de manutenção e limpeza de jardim por um período de um ano. O contatado é MEI e recolhe os impostos pelo DAS.
Estou entendendo que esse serviço trata-se de cessão de mão de obra, já que é executado periodicamente pelo Mei e seu funcionário. Sendo assim, acredito que eu deva efetuar a retenção de INSS, já que trata-se de um serviço que se enquadra no anexo IV do simples nacional. O meu raciocínio está correto?
Obrigada

Nascimento Francisco

Nascimento Francisco

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 11:13

Bom dia Juliana!!

Acredito que serviços de Jardinagem não tenha a necessidade do tomador recolher os 20% .

Somente os serviços de : hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos, a empresa tomadora do serviço deve recolher 20% de INSS patronal e informar o prestador na GFIP.

Ainda , saliento que o termo RETENÇÃO não se aplica.
O valor é 20% da emissao da NF emitida pelo prestador ( MEI )

Se o valor for R$ 1.000,00 da NF , o tomador PJ ainda tem que recolher R$ 200,00 ao INSS sem descontar do Prestador MEI .

Grato

juliana

Juliana

há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 13:56

Nascimento,
Agradeço a sua ajuda, mas acredito que não fui clara.
No caso a minha dúvida não é referente a contribuição dos 20%, porque realmente neste caso, ela não se aplica.
E sim a retenção de INSS ( 11%) , que deve ser efetuada nos serviços de cessão de mão-de-obra ou empreitada.
Andei consultando a LC P 123 ART 18-A e ela estabelece que o microempreendedor individual poderá optar pelo recolhimento dos impostos e contribuições em valores fixos mensais, no entanto no parágrafo 4º do mesmo artigo ele elenca hipóteses na qual não poderá ser feito o recolhimento por esta sistemática, e no inciso IV é citado o mei que contrate empregado; no qual o meu caso se aplica .
Ora, no meu entendimento esse Mei, não poderia estar recolhendo impostos pelo valor fixo mensal, exatamente por estar em uma das hipóteses de exclusão, e além disso como ele faz serviços de cessão de mão de obra, eu estaria submetida a reter 11% de sua nota fiscal conforme IN 971 2009 Art 117 inciso I.
Esta é o raciocínio do qual gostaria de confirmar
Grata,
Juliana

Ney Prates

Ney Prates

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2016 | 11:08

Juliana.
O MEI pode contratar até 1 (um) empregado, desde que o salário deste não seja superior ao piso salarial estabelecido na CCT.
Nesta hipótese o MEI recolherá, além do DAS fixo mensal, o FGTS e a GPS relativo à retenção do INSS do trabalhador e a parcela patronal equivalente a 3% da remuneração.
No caso das atividades elencadas pelo colega Nascimento, a empresa tomadora do serviço deverá pagar INSS no importe de 20% do valor da Nota Fiscal.
Contudo, em nenhum caso haverá retenção de INSS pelo tomador de serviço do MEI.

Att

Ney Prates.
luiz fernando pereira martins

Luiz Fernando Pereira Martins

há 8 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 16:55

Da Dispensa da Retenção
Art. 120. A contratante fica dispensada de efetuar a retenção e a contratada de
registrar o destaque da retenção na nota fiscal, na fatura ou no recibo, quando:
I – o valor correspondente a 11% dos serviços prestados em cada nota fiscal for
igual ou inferior a R$ 29,00 (art.157 da IN INSS/DC nº.100/2003);
.........
V - quando houver contratação de serviços executados por intermédio do
Microempreendedor Individual (MEI) que for contratado na forma do art. 18-B da
Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
(item II, parágrafo 1º,art.78 da IN RFB nº 1.027 de 22-04-2010)

Exceto, quando o MEI for contratado para prestar serviços de hidráulica,
eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos.
(art.1º da IN 1.027 de 22-04-2010)

Nesse caso por ser serviço de Jardinagem não cabe a retenção.

juliana

Juliana

há 8 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 12:39

Mas e a vedação da LC P 123 ART 18-A ?

O microempreendedor individual - MEI poderá optar pela recolhimento dos impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional em valores fixos mensais, independentemente da receita bruta por ele auferida no mês na forma prevista neste artigo
(...) 4º - Não poderá optar pela sistemática de recolhimento prevista no caput deste artigo o MEI:

(....) IV - que contrate empregado.

Obrigada!

Elida

Elida

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 16:26

Prezados, boa tarde

Tenho uma empresa que contratou serviço de MEI para pintura de fachada, já sei que a empresa contratante tem que recolher 20% do INSS patronal, a minha dúvida é a seguinte, como o valor da NF é de 3.000,00 recolhe o IRRF?

Outra dúvida, para que essa informação entre na GFIP, eu gero RPA?

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: