x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 49.486

Nota fiscal pessoa física

RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 1 junho 2009 | 15:51

Pagamos uma nota fiscal de pessoa fisica (consta CPF) devemos reter além do IR, o INSS? Por favor, qual a legislação pertinente?
Sei que o ISS é pago antecipadamente para validação da referida nota fiscal. Ou seja o pagamento da nota só quita o ISS.

Grata.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 2 junho 2009 | 10:03

Bom dia Renata!

Eu fiquei um pouco de dúvida em relação ao seu questionamento.

Pelo que eu entendi, você quiz dizer que sua empresa está pagando um determinado serviço para uma pessoa física. A NF foi emitido pela PF e já foi pago o ISS por ocasião da emissão da NF e agora você queer saber se sua empresa deve reter o IR e o INSS.
Se isto for, sua empresa deverá reter o IRPF, calculado pela tabela progressiva e, caso não esteja isenta da parte patronal, deverá reter também o INSS (11%) do valor da prestação de serviço, observando o limite de contribuição (atualmente de R$ 3.218,90).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 2 junho 2009 | 10:41

Wilson, você entendeu meu questionamento.
Então, deveremos tratá-lo como autônomo?
E incidirão os mesmos tributos como se fosse um RPA?
Qual a vantagem para a pessoa física emitir uma nota fiscal ao invés de um RPA? Ressalto que essa nota fiscal foi emitida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e a empresa onde trabalho encontra-se na cidade do Rio de Janeiro.

Grata.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 2 junho 2009 | 11:13

Correto Renata!

Mesmo você emitindo a NF, o tratamento será como autônoma, ou seja, será descontado o INSS e o IRPF.
A diferença entre uma NF e uma RPA está é na exigência da empresa contratante. Existem empresas que preferem exigir do autônomo a NF ao invés da RPA.

Encontrei este tópico com algumas informações que podem ajudá-la.
Este link do Portal Netlegis também contém informações importantes.

Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade