Jair Condotto Junior
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadePrezados, Usuários VIP, Moderadores e Usuários várias estrelas, bom dia
Tenho 3 questões que não encontrei na lei nem neste fórum e que acredito serem importantíssimas sobre a apuração do RET referente à Distratos. Acredito que suas considerações seriam esclarecedoras não só para mim mas também para todos os contabilistas do setor de incorporação imobiliária.
1 - A lei do RET 10931/2004 e IN 1435/2013, A BC é a Receita Bruta, na qual compreende em Recebimentos (-) Devoluções Distratos (-) descontos Incond. , mas quando, por exemplo, o empreendimento está no início do período vendas vendeu poucas unidades e distratou uma delas onde o valor desse distrato é maior que o valor recebido no mês, ou seja, minha BC ficou negativa; posso subtrair essa diferença em períodos de apuração posteriores? Acredito que neste caso não se trata de compensação, e sim de manutenção de base negativa.
2- Outro exemplo parecido, é quando, não há mais valores a receber de clientes e a entrega da unidade foi há um mês atrás, e um cliente resolve distratar e a unidade imobiliária volta para o estoque e, logo em seguida, já é vendida á vista no mesmo mês, mas agora por essa venda ser de unidade pronta, situação essa que a construtora não poderá tributar pelo RET e sim pelo presumido por ser unidade pronta, nesse caso na apuração do imposto presumido, a construtora poderá subtrair o distrato da base de cálculo do presumido? Tendo em vista que a base de cálculo é Recebimentos (-) devoluções distratos (a lei não condiciona a devolução ao tipo de tributação anterior).
3 - No caso em que um Empreendimento foi lançado para venda e tributado os valores recebidos, porém após poucos meses, o projeto foi abortado/ cancelado e devolvido o montante pago para os clientes, no mês do desfazimento do negócio teríamos um valor a ser abatido mas não teríamos base de cálculo par abater, nesse caso, poderíamos, em caráter de exceção pedir o ressarcimento/ restituição dos valores recolhidos no RET?
Obrigado a todos