Edimar Rocha
Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) Investimento
Bom dia pessoal!
Preciso de ajuda com uma dúvida de declaração e confio mais na informação dessa comunidade do que de qualquer outra pessoa que conheço.
É o seguinte, sou pessoa física e recebo ganhos advindos de venda direta de cosméticos. Faço uso de um site para fazer essas vendas e consigo fazer com que essas vendas sejam enviadas direto da empresa/fábrica para o cliente final. A empresa/fábrica tira as notas fiscais de vendas em meu nome, mas o interessante é que quando o cliente compra na loja virtual, o Moip (mediadora de pagamentos online) só me repassa a minha comissão certinha e a outra parte vai para a empresa/fábrica automaticamente.
Visto que sou pessoa física e não sou obrigado a emitir nota fiscal por venda direta, e visto que os pagamentos dos clientes caem direto na minha conta Moip, considerando todas essas questões...
Como devo proceder para fazer a declaração de imposto de renda? É viável por exemplo, pagar o Carnê Leão mensalmente e descrever no livro caixa o montante recebido no mês como ex.: Comissão de Venda Direta Avon? Ou é viável fazer somente a declaração do imposto de renda anual?
Agradeço muito se puderem me ajudar, pois é uma questão muito específica.
Att. Edimar Rocha