x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 13.682

Como declarar imposto de renda sobre venda direta?

Edimar Rocha

Edimar Rocha

Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) Investimento
há 9 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 12:33

Bom dia pessoal!

Preciso de ajuda com uma dúvida de declaração e confio mais na informação dessa comunidade do que de qualquer outra pessoa que conheço.

É o seguinte, sou pessoa física e recebo ganhos advindos de venda direta de cosméticos. Faço uso de um site para fazer essas vendas e consigo fazer com que essas vendas sejam enviadas direto da empresa/fábrica para o cliente final. A empresa/fábrica tira as notas fiscais de vendas em meu nome, mas o interessante é que quando o cliente compra na loja virtual, o Moip (mediadora de pagamentos online) só me repassa a minha comissão certinha e a outra parte vai para a empresa/fábrica automaticamente.

Visto que sou pessoa física e não sou obrigado a emitir nota fiscal por venda direta, e visto que os pagamentos dos clientes caem direto na minha conta Moip, considerando todas essas questões...
Como devo proceder para fazer a declaração de imposto de renda? É viável por exemplo, pagar o Carnê Leão mensalmente e descrever no livro caixa o montante recebido no mês como ex.: Comissão de Venda Direta Avon? Ou é viável fazer somente a declaração do imposto de renda anual?

Agradeço muito se puderem me ajudar, pois é uma questão muito específica.

Att. Edimar Rocha

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 12:43

Edimar,

Você deve mensalmente realizar os cálculos e pagamentos do Carnê-Leão, pois a Declaração Anual de IRPF serve para realizar o ajuste do imposto a restituir ou a pagar (diferença entre o recolhido e o devido).

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Edimar Rocha

Edimar Rocha

Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) Investimento
há 9 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 13:30

Ok amigo Daniel, joinha para você!

1: Agora podem me dizer se eu posso descrever no livro caixa o montante total recebido (somente o lucro) no mês todo (soma de todos os recebimentos) como ex.: Comissão de Venda Direta..?

2: E não vai ter complicação por conta dos valores das notas fiscais tiradas em meu nome ser maior do que o lucro que eu declarei? Obs.: Vou rejeitar a devolução do ICMS dessas notas no site da Nota Fiscal Paulista, para que também se encaixe como venda direta.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies