x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.432

Aumento de capital com lucros suspensos e implicações da DIR

Roberval Donizeti Barbieri

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 17:43

Boa tarde a todos,

Um cliente é sócio de uma empresa do SIMPLES NACIONAL, e no ano de 2016 ela teve aumento de capital usando LUCROS SUSPENSOS, então pergunto:

a) Na DIRPF na ficha de bens, eu descrevo esta situação e lanço em 31/12/2016, a sua nova participação no capital (somando o capital anterior de 31/12/2015, mais o valor acrescentado por lucros suspensos)?

b) Para JUSTIFICAR este acréscimo de patrimônio, na ficha de rendimentos isentos, em qual ítem eu lanço este LUCRO SUSPENSO, usado para o aumento de capital? Pois o mesmo não foi distribído.

c) É correto e legal, empresas do SIMPLES NACIONAL usar LUCROS SUSPENSOS, para aumentar o capital?

Na certeza de respostas, agradeço antecipadamente

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 9 anos Sábado | 4 março 2017 | 11:20

Um cliente é sócio de uma empresa do SIMPLES NACIONAL, e no ano de 2016 ela teve aumento de capital usando LUCROS SUSPENSOS, então pergunto:

a) Na DIRPF na ficha de bens, eu descrevo esta situação e lanço em 31/12/2016, a sua nova participação no capital (somando o capital anterior de 31/12/2015, mais o valor acrescentado por lucros suspensos)?

R- Sim.

b) Para JUSTIFICAR este acréscimo de patrimônio, na ficha de rendimentos isentos, em qual ítem eu lanço este LUCRO SUSPENSO, usado para o aumento de capital? Pois o mesmo não foi distribído.

R- Vc lança no item 18:Incorporação de reservas ao capital social

c) É correto e legal, empresas do SIMPLES NACIONAL usar LUCROS SUSPENSOS, para aumentar o capital?

R- Sim, se vc tem contabilidade completa e tem reservas de lucros, vc pode distribuí-los ou incorporar ao capital. Pode distribuí-los antes e depois o sócio entra como capital. Pode creditar os lucros em conta corrente para distribuição e depois colocar no capital, e assim por diante.

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 13:44

Boa tarde, Salvador

Obrigado pela resposta, a mesma foi muita clara e objetiva, porém eu fico em dúvida se os lucros de EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL, não ficam não ficam restritos a serem distribuídos ao seu titular ou sócios, e desta maneira deveriam serem lançados no ítem 13 da ficha de isentos da DIRPF?

Na certeza de nova resposta, agradeço antecipadamente

Roberval

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies