Alexandre
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidademeu plano de contas tenho
Na dipj lucro real qual campo e linha lanço despesas com férias e 13ºsalário .
Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 21 de julho de 2009 às 17:12:10.
respostas 4
acessos 4.463
Alexandre
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidademeu plano de contas tenho
Na dipj lucro real qual campo e linha lanço despesas com férias e 13ºsalário .
Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 21 de julho de 2009 às 17:12:10.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Alexandre
O programa e as instruções para o preenchimento da DIPJ 2009 de Pessoas Juridicas tributadas pelo Lucro Real e a de Entidades Sem Fins Lucrativos, ainda não está disponivel. Daí a impossibilidade de responder adequadamente à seu questionamento.
Entretanto na DIPJ 2008 as provisões para Férias e 13º Salário
deviam ser informadas na Linha 22 da Ficha 05A. Já as despesas com ordenados, salários, etc. informava-se na linha 02 da mesma ficha.
Alexandre
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde ,
A dipj 2008 que voce citou no caso se não tem provisão férias e 13ºsalario o que tiver reconhecido como despesas de férias e 13ºsalario como pago lanço nesta linha 22 ficha 5a ?
estou com muitas dúvidas em provisionar férias e 13ºsalario.
D PROVISÃO FÉRIAS (CR)
C PROVISÃO FÉRIAS (PC) 1.000,00
FOLHA PGTO FÉRIAS GOZADA
D PROVISÃO FÉRIAS (PC)
C SALÁRIOS A PAGAR (PC)1.000,00
me orientaro que devo ter no DRE FÉRIAS INDENIZADAS (CR), FÉRIAS GOZADAS (CR) e PROVISÃO FÉRIAS (CR), mas de que forma vou lançar novamente férias gozadas (CR) SE JA reconheci uma vez PROVISÃO DE FÉRIAS (CR).tu teria exemplo de como poderia lançar discriminado?
essa pessoa me fala que quando férias gozada seria salário naquele mês então so fazer transferencia essa conta de resultado PROVISÃO FÉRIAS (CR) PARA FÉRIAS GOZADAS(CR)?
Editado por Alexandre em 21 de julho de 2009 às 18:01:38
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Alexandre,
As férias, o Adicional de Férias e o 13º Salário devem ser provisionadas a razão de 1/12 por mês, inclusive o INSS e o FGTS sobre os mesmos.
O registro contábil da provisão é exatamente como o indicado por você, entretanto vamos chamar a conta devedora (despesas) simplesmente de "Férias" e "Décimo Terceiro Salário" para não serem confundidas com a "Provisão para Férias" e "Provisão para Décimo Terceiro Salários" (PC).
No mesmo raciocínio use a conta "FGTS" e "INSS" (CR) para evitar confundi-las com "Provisão FGTS sobre Férias", "Provisão FGTS sobre 13º Salário", "Provisão INSS sobre Férias" e "Provisão INSS sobre 13º Salário".
Quando do pagamento basta dar baixa dos valores provisionados em contrapartida da conta "Folha de Pagamento" ou "Salários a Pagar" (PC) exatamente como demonstrado por você
Na Linha 02 da Ficha 5A da DIPJ deve ser informado o total das despesas com Férias e 13º Salário diminuído do valor ainda provisionado (saldo em 31/12).
Na linha 22 devem ser informados os valores ainda provisionados (saldo em 31/12) das Férias, Adicional de Férias, Décimo Terceiro Salário, inclusive os encargos sociais (INSS e FGTS) sobre os mesmos.
Desta forma, os valores dos encargos (FGTS e INSS) incidentes sobre Férias, Adicional de Férias e 13º Salários, devem ser diminuídos daqueles valores informados na linha 05 da mesma ficha (5A)
...
Alexandre
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeO Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade