x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.619

Isenção Imposto de Renda moléstia grave

denise oliveira machado

Denise Oliveira Machado

Bronze DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 21:34

Tenho uma dúvida.
Estou fazendo minha delcaração 2017, exercício 2016 e tenho moléstia grave que foi concedida a contar de 9-12-2016. Para esse ano já está contabilizada, mas como foi concedida no exercício de 2016 e o comprovante de rendimentos veio ainda com os valores totais do ano. Como deveo proceder para resgatar o ir de dezembro e 13º? Devo declarar na propria declaração de 2017 que ainda não entreguei ou devo solicitar para a receita a devolução dos dois? Devo retificar depois? Ou já incluo na declaração descontando os valores? Me disseram que se assim fizer vou cair na malha e ter que esperar até me chamarem.
Podem me ajudar?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 22 abril 2017 | 11:10

Denise, bom dia.

Recentemente tive que proceder retificadora de um contribuinte com histórico idêntico ao seu. A diferença é que obteve o laudo no início do exercício (o ano é 2015).

De fato, após ter posse do Laudo Pericial, contribuinte faz jus às isenções do IR, sendo que os rendimentos, enquanto durar a moléstia grave serão alocados no Campo 07- Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - Pensão por Moléstia Grave.

Caso declare no seu IRPF valores diferentes ao que consta no Demonstrativo Anual fornecido pela fonte pagadora, é certo que a Declaração cairá em malha (aconteceu com meu cliente) e você será convocada a prestar esclarecimentos à SRF. Aliás, até sugiro nesses casos que não aguardem intimação, mas que façam agendamento.

CONCLUSÃO:
Na minha opinião, você tendo só 21 dias de benefício em comparação aos 12 meses do ano, seguramente o custo-benefício seria ínfimo em relação ao desgaste que teria para se justificar à SRF, a começar pela locomoção.

Dessa forma, faria a DIRPF pelos rendimentos declarados no comprovante anual, descartando a possibilidade aventada.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
denise oliveira machado

Denise Oliveira Machado

Bronze DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Financeiro
há 9 anos Sábado | 22 abril 2017 | 12:27

Olá amigo Hugo
Obrigada por sua resposta, mas obtive informações de alguém que trabalha na própria receita nessa área que está um pouco em discordância com a sua e a título de esclarecimento vou colocar aqui como eu vou fazer a declaração:

1º - no campo identificação do contribuinte vc deve º colocar 62 para aposentados com moléstia grave
2º - na linha rendimentos isentos e não tributáveis vc coloca 11 para molestia grave e ali tem campos para o salário e 13º. E desde 2015 é feito dessa forma, segundo informações que obtive. E provavelmente não cairá na malha, mas se cair, como vc disse, basta agendar e levar o laudo que foi concedido.
Outra coisa: não são 21 dias como vc disse. É o mês cheio porque não passou de 15 dias, então não há proporcionalidade no salário.
E o efeito disso é bem considerável em matéria de valores, pois eu pagaria 6 mil reais e vou pagar apenas 570,00 e já estarei obtendo o benefício agora.
Para os próximos anos já virá com a isenção.
Já havia falado com outras pessoas tb e me disseram para fazer exatamente como vc disse e ir buscar manualmente através de requerimento à receita, mas insisti e falei com uma pessoa que trabalha nessa área (informalmente, é claro) e vamos ver o que vai dar. Vou guardar sua resposta e vou responder mais uma vez, caso eu caia na malha ou não para atualizar a página e informar vc.
Obrigada pela pronta resposta. Esse fórum é muito bom mesmo!!!

Lila Maria Milanez

Lila Maria Milanez

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Domingo | 6 agosto 2017 | 21:52

Estou vivendo uma situação semelhante.

Recebi do INSS um laudo pericial de isenção do imposto de renda, a partir de 27/10/16, por conta de neoplasia.

Estive na Receita Federal e fui orientada a fazer uma Retificadora colocando os rendimentos dos meses de novembro e dezembro e do 13º como Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Quando voltei na SRF para apresentar a retificadora com os documentos, fui informada de que eu deveria ter lançado o IRRF relativo a estes rendimentos, na aba de Rendimentos Tributáveis e que, desta forma, a minha restituição seria maior. Entretanto, quando tentei fazer do jeito que me orientaram, a restituição diminuiu!

Não sei se estou fazendo algo errado ou se se fui mal orientada...

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies