x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.049

Situação Declaração de IRPF 2016/2017

Wanderson Gutemberg

Wanderson Gutemberg

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 17:23

Olá,

Fiz a entrega da minha declaração de IRPF 2016/2017 em 23/03/2017. Porém quando consulto ela com meu código de acesso no E-Cac até hoje ela está com situação: EM PROCESSAMENTO. Pelo tempo que entreguei já deveria ter alguma situação ou fila para restituição ou pendência. Alguém sabe me informar o que devo fazer?

Obrigado!

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 17:28

Olá, Wanderson Gutemberg

Isso é normal acontecer as vezes, embora não seja o padrão, o jeito é esperar, pois se houvesse algum erro, já apareceria antes de enviar.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Paulo Suzuki

Paulo Suzuki

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 17:28

É necessario aguardar, a informação que tenho é que o processamento comeca a ser feito em julho, pela data, voce deve ser restituido no segundo lote, apos agosto, mais ou menos.

Wanderson Gutemberg

Wanderson Gutemberg

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 17:30

Muito Obrigado
Cláudio Antônio da Silva e Paulo Suzuki, pelo esclarecimento

Efetuei uma entrega de declaração 2015-2016 deu imposto a pagar e divide de 6x a ultima vou pagar mês que vem. Porém minha declaração 2016-2017 deu imposto a restituir, mas quando consulto a situação da declaração deste ano tem uma seguinte pendência:

No processamento de sua Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física,
relativa ao exercício 2017, ano-calendário 2016, foi apurado imposto a restituir. No entanto, em
25/04/2017, foi constatada a existência de débitos no âmbito da Secretaria da Receita Federal
do Brasil e/ou da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
A Secretaria da Receita Federal do Brasil fará a compensação de ofício dos débitos
vinculados ao seu CPF, inclusive dos débitos objeto de parcelamento, com o valor de imposto
a restituir apurado.
A consulta aos débitos e as informações sobre compensação ou como impedi-la podem
ser obtidas confirmando-se a ciência ao final da tela.
Caso discorde dos débitos ou necessite de mais orientações, dirija-se à Unidade da
RFB* mais próxima de seu domicílio fiscal, no prazo de 15 (quinze) dias contados da ciência
desta Notificação, munido de documento que comprove a quitação e/ou suspensão da
exigibilidade dos débitos. Na situação de representatividade do contribuinte, junto à RFB, por
procurador, este deverá estar devidamente habilitado.
A compensação possibilitará que a declaração siga o fluxo de processamento e que a
restituição seja liberada com maior brevidade.
Havendo discordância quanto à compensação, sua restituição ficará retida até que os
débitos sejam liquidados.
A não manifestação no prazo estipulado implicará concordância com a compensação de
ofício.

Vocês podem me ajudar em o que posso fazer?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 17:43

Olá, Wanderson Gutemberg

O sistema está acusando o débito que você ainda tem em aberto com a receita, que é o que você vai pagar no próximo mês, se você fizer o pagamento, o sistema deve considerar isso e não descontar nada do valor a ser restituído. Mas eu recomendo que você vá até a RFB mais próxima, para comprovar o pagamento e a que se refere e não ter nada descontado no valor a restituir da declaração deste ano.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade