Aline Matos Vasconcelos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Gostaria de saber se Pessoa Fisica não obrigada a Declarar IR paga multa se enviar a declaração apos o prazo?
respostas 16
acessos 64.286
Aline Matos Vasconcelos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Gostaria de saber se Pessoa Fisica não obrigada a Declarar IR paga multa se enviar a declaração apos o prazo?
Thaina Almeida Proença
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Aline Matos Vasconcelos, bom dia!
Acredito que pagará multa sim, devido estar fora do prazo.
Se ela não é obrigada como disse, não vejo a necessidade de entregar e ainda correr o risco de pagar multa.
Luis Alvaro Lanzoni de Almeida Baptista
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Aline, bom dia, conforme instrução normativa da rfb nº 1690, em seu capítulo nono, art. X, parágrafo 3º, " A multa mínima será aplicada inclusive no caso de Declaração de Ajuste Anual da qual não resulte imposto devido."
Em assim sendo, te, que pagar.
abç.
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Aline Matos Vasconcelos,
Se a PF estava realmente desobrigada de apresentar a declaração, ela pode enviar após o prazo e não estará sujeita à multa.
Inclusive, se tiver imposto a restituir, receberá a restituição (se apresentar dentro do prazo de cinco anos).
Essa informação consta do Perguntão IRPF 2017 (disponível no site da RFB):
025 - O contribuinte não obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual está sujeito à multa por atraso na apresentação da declaração?
Não é devida a cobrança de multa por atraso na apresentação da declaração para quem está desobrigado de apresentar a Declaração de Ajuste Anual.
Giselle M Kohler
Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)Bom dia a todos, tenho a mesma duvida, estou com caso de declaração de IRPF 2017 que foi declarado agora em agosto e a pessoa não era obrigada a declarar, nem atingiu o limite minimo de rendimentos e muito menos teve IRRF, pediu para comprovar em bco parece, porem ja criei um codigo de acesso e verifiquei que o valor da multa ja foi para o c/c da RFB. Agora estou na duvida se recolho o darf ou não, será que isso não trara problemas no CPF da pessoa apos o prazo de vencimento da multa? Tem como cancelar essa multa Márcio Padilha Mello ?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Giselle M Kohler ... boa tarde.
Tem alguma coisa "errada" nesse teu caso.
A legislação (abaixo), as instruções no site da RFB (acima) e a minha experiência (já enviei declarações após o prazo de contribuinte desobrigado) demonstram que a multa só é cobrada se a entrega da DIRPF for obrigatória.
Será que algum rendimento (inclusive isento) não foi informado? O valor dos bens não superou o limite?
Com o código de acesso não conseguirás acessar as "fontes pagadoras" do declarante, só se fosse com certificado digital, então aconselho o cidadão ir até uma agência da RFB e verificar a situação.
Antes da confirmação da obrigatoriedade, não pague a multa.
Se a multa, caso seja devida, não for paga, ficará com esse débito, não podendo emitir a certidão negativa.
Art. 10. A entrega da Declaração de Ajuste Anual depois do prazo de que trata o caput do art. 7º, ou a sua não apresentação, se obrigatória, sujeita o contribuinte à multa de 1% (um por cento) ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido nela apurado, ainda que integralmente pago.
IN 1690/2017
Eliane Rodrigues Soares
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Acabei de entregar uma declaração assim, de uma pessoa desobrigada e não gerou darf de multa e nem tão pouco a notificação! Fiquei na dúvida porque em outros anos isso tudo ocorreu, vim buscar a informação aqui nos tópicos e agora comprovadamente é certo! Não há multa para desobrigados de entregar IRPF 2017.
Claudio Florentino da Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Eu entendo que muitas vezes não há imposto devido na declaração de ajuste, porém o contribuinte estava obrigado a entregar a declaração, o recebimento de rendimentos isentos acima de R$ 40.000,00 por exemplo, nesse casos a multa é devida, penso que são essas situações que trata instrução normativa da rfb nº 1690.
Já quando o contribuinte não esta obrigado, e declara fora do prazo não tem multa.
Moises
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Estou precisando gerar um código acesso para um contribuinte consultar pendencias na receita federal ele é desobrigado a declaração de imposto renda , penso em enviar ela zerada já que não possui nenhum rendimento formal , apenas para gerar o código acesso posso fazer isso , será que não sera gerado multa , agradeço antecipadamente a presteza do colega que puder me responder .
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Moises, se não estava obrigado a declarar, não será gerada multa. O correto é declarar os valores que realmente recebeu durante o ano, mesmo que "informais".
Patricia
Prata DIVISÃO 5 , Assistente FiscalBom dia!
Para quem é desobrigado a entrega, não cabe multa por entrega fora do prazo, conforme perguntão IRPF 2018.
MULTA POR ATRASO OU NÃO APRESENTAÇÃO - CONTRIBUINTE NÃO OBRIGADO A DECLARAR
025 — O contribuinte não obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual está sujeito à multa por
atraso na apresentação da declaração?
Não é devida a multa por atraso na apresentação da declaração para quem está desobrigado de apresentar
a Declaração de Ajuste Anual.
Rafael Santos
Iniciante DIVISÃO 4Estou com um problema semelhante.
Em 2017 eu nao era obrigado a declarar, nao tive renda e estava morando fora do pais.
Em 2018 retornei ao Brasil e trabalhei durante 7 meses.
Ha' poucos dias preenchi minha declaracao de renda referente ao ano de 2018 no PROGRAMA ERRADO, ao inves de preencher no 2019,
utilizei o programa de 2018.
Gerou uma multa (DARF) automaticamente, pois considerou que declarei em atraso.
Imediatamente percebi o erro, corrigi os valores (zerando os valores apresentados) e emiti uma retificadora para o ano de 2017
e uma declaracao correta para o ano calendario 2018 no programa 2019.
Neste novo recibo (retificadora de 2018) nao apareceu multa alguma pois, como ja' foi explicado acima, eu nao era obrigado a declarar.
A minha duvida e' se a multa gerada foi anulada pela retificadora ou se devo entrar com algum pedido especial de cancelamento?
Estou novamente morando no exterior, o que posso fazer sem ter de comparecer a uma unidade da Receita Federal?
Muito obrigado pela atencao,
Rafael.
Jacqueline Freitas
Iniciante DIVISÃO 4 , Auditor(a)Boa tarde,
Quando uma pessoa declarou em um ano, por exemplo 2017 e não declarou em 2018 e quer declarar em 2019, sofre multa?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Jacqueline Freitas,
Só é exigível a multa se a pessoa estava obrigada a declarar, naquele ano específico. Se não estava, não há multa ...
Helena Maria da Costa Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoPor favor, se o contribuinte nao ultrapassou o limite de isenção, no entanto tinha imposto a restituir, paga a multa se enviar em atraso?. no meu entendimento , não mas já vi em outros artigos que gera a multa. Fiquei na dúvida.
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Helena Maria da Costa Silva,
Boa tarde. Com toda a certeza, não gera multa por atraso o fato de ter sofrido retenção na fonte e consequente restituição a receber.
A multa é só para os casos em que a entrega da declaração era obrigatória. Tem casos em que o contribuinte não está obrigado, mas sofreu retenção de IRRF ...
Jose Bezerra Conceição
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)BOA TARDE
senhor moderador e demais forenses.
"estou com caso de declaração de IRPF 2017 que foi declarado agora em agosto e a pessoa não era obrigada a
declarar, nem atingiu o limite minimo de rendimentos e muito menos teve IRRF, pediu para comprovar em bco parece, *"
*Talvez seja este o problema, não o inicial, que como bem responderam não paga multa. Mas esta duvida que se sobrepôs a inicial, é, infelizmente, falta de conhecimento. Talvez a "renda" ou "os bens" de alguma forma foram alterados para atender o que a pessoa teve necessidade: "comprovar em bco parece, *"
Saída: cópia do imposto de renda. É mais fácil conseguir com o gerente do banco.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade