x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 6.885

CFOP Contario Devolução de Compra

Ivanildo J. Lacerda

Ivanildo J. Lacerda

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 22:01

Vamos la pessoal, queria realizar o Contrário a operação que diz no CFOP 6202

A Nfe que devo fazer é uma "Devolução de Compra de um produto, o qual o Fornecedor é de fora do meu estado".

Portanto, Emiti a NFe com CFOP 6202:

CFOP 6202 - Devolução de compra para comercialização
Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Então o Fornecedor recebeu esta NFe que fiz com o CFOP 6202 e falou que não queria uma NFe com aquele CFOP e sim com o CFOP 6949
Enfim...fiz novamente a NFe com o CFOP que eles quis (6949), agora eu necessito anular o efeito da NFe que realizei com o CFOP 6202 .

Desejo realizar, então, um estorno dos efeitos da NFe que fiz com o CFOP 6202 ? ou seja, uma que seja inversa a esta.
Andei pesquisando sobre os CFOP's corretos, a lógica nos diz que o inverso do "Estorno de Compra" a meu entender seria a "Compra", ou estou enganado? existe algum CFOP de "Estorno de Devolução de Compra" ?

ou seja,

1) Teria que realizar uma Nfe utilizando o CFOP 2102 para ser contrária ao 6202 ?

2102 - Compra para comercialização
Compra de produtos, de fornecedor de outro estado, sem substituição tributária

Me dê uma luz ai gente por favor, aguardo...abraço a todos...

ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 10:58

Bom dia Ivanildo,

No meu entendimento, você deveria realizar a devolução utilizado o inverso da nota fiscal de compra,
caso a NF de compra esta com CFOP 6102, esta correto a CFOP 6202 para devolução.

Se estiver no prazo de cancelamento, eu indico!

Sempre quando emito NF de Devolução, adotei o critério de sempre enviar ao fornecedor para aprovar,
para evitar ser surpreendido por alguns transtornos futuros, onde não consiga mais prazo para reverter situações como esta!

“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade