Thiago Pereira
Bronze DIVISÃO 2 , Analista InformáticaBoa Tarde a Todos,
Tenho lido bastante sobre o assunto, no entando tenho visto diversas respostas diferentes em varios blogs. Não existe um passo a passo ou até mesmo por parte da PF um guia sobre oque devemos fazer em casos de mudança onde explicam os beneficios, problemas que enfrentamos etc e por isso tenho algumas perguntas que sao bem direcionadas a minha situação mas tb acredito que poderão ajudar outros participantes do forum.
1- Me casei com uma cidadã americana e nos mudaremos definitivamente para os EUA em Fevereiro, devo fazer a declaração de saida?
2- Lendo alguns documentos, vi que a declaracao de saida, é feita atraves do programa de declaracao de imposto, ou seja, no meu caso saindo em Fevereiro de 2018, eu realizaria a declaração somente em 2019. Esta correto?
3- Eu possuo investimentos em corretora e conta em dois bancos.
- Preciso fazer algo com minha conta em corretora e meus investimentos?
- Sobre a conta de Bancos como Itau e Bradesco, se eu enviar a declaração de saida corro o risco de fecharem minha conta? É importante que eu continue com pelo menos uma conta no Brasil.
4- Caso eu nao envie a declaração de saida, li que posso ser taxado IR no salario que eu receber nos EUA. Para mim não faz sentido pagar Imposto para EUA e Brasil. Se eu enviar a declaração evito a futura declaração no Brasil?
5- Possuo um saldo de FGTS. Lendo a página (www.caixa.gov.br) fala que só é possível sacar o FGTS após 3 anos de inatividade. Para quem esta se mudando de país, tenho alguma outra forma de sacar o FGTS em esperar 3 anos?
6- Sobre aposentadoria e contribuição;
- Preciso transferir o tempo de trabalho para ter direito ao Beneficio de Aposentadoria nos EUA? Como?
- Consigo continuar contribuindo no Brasil? Vale a pena?
7- Do ponto de vista de mudança de país, quais outros pontos devo ficar atento e me antecipar para não ter problemas no futuro?
Novamente, agradeço a ajuda de todos antecipadamente.