x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 5.036

Simples Nacional-PARCELAMENTO. Como voltar para o SIMPLES NA

Leandro

Leandro

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 21:39

Boa noite a todos.

Fui desenquadrado do simples nacional agora de 01/01/2018. Porém, recebi essa mensagem via ECAC:

Fica o contribuinte comunicado de sua exclusão do Simples Nacional, com efeitos a partir de 01/01/2018, nos termos do Ato Declaratório Executivo recebido em sua Caixa Postal em 12/09/2017.
É possível solicitar nova opção pelo regime, por meio do Portal do Simples Nacional, até 31 de janeiro de 2018, desde que o contribuinte regularize suas pendências antes desse prazo.

Fui atrás e consegui parcelar todas as guias do Simples no ECAC, fiz o pagamento da primeira parcela e já foi dada baixa. Hoje eu fiz o parcelamento também das guias GPS em atraso, fiz o pagamento, mas quando eu entro na aba Consulta Pendências - Situação Fiscal-Relatório Complementar aparece essa mensagem abaixo:

Débito em Cobrança - RFB
Nº do débito
Situação: 30202
Descrição: AG. EXPIR. PRAZO P/ REG. LDCG.

Isso quer dizer que está parcelado? É somente as guias DAS e GPS atrasadas que me fizeram perder o simples? Depois de parceladas eu preciso fazer mais alguma coisa para voltar ao simples ou é "automático"? Quanto tempo demora? Já começo dia 01/02/18 a emitir NFe pelo simples? As guias de ICMS também precisam ser parceladas para eu ter meu simples de volta?

Consultado o SINTEGRA consta: Regime de Apuração: NORMAL - REGIME PERIÓDICO DE APURAÇÃO

Alguém pode me ajudar por favor? Estou desesperado tenho NFe para emitir e não posso emitir pelo regime normal, pois não tenho dinheiro para pagar tantos impostos.

Agradeço o retorno.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 27 janeiro 2018 | 11:49

Prezado Leandro;
Sua situação infelizmente e pessima, deve sempre conversar com seu contador, pois ele e a pessoa indicada a lhe orientar, infelizmente, você so poderá se enquadrar novamente no exercício de 1/1/2019, ate la vai ficar no lucro presumido, que alem de ser mais pesado os impostos, os contadores geralmente cobram honorários mais caros, pois passam a ser obrigados a fazer a escrituração pelo SPED alem de outras obrigações assessorias, o que realmente e mais trabalhoso, alem do que as multas oriundas do sistema SPED, os contadores que errarem e que terá que pagar, e as multas começam em 1.500.00, logo a necessidade de cobrarem mais caro para terem um seguro. Desculpe a observação, mas como comeram tal mosca, o agendamento do simples começa em novembro exatamente para dar tempo de tomar as providencias, e vocês foram avisados em setembro. E muito descuido, ou seu contador e muito baratinho, mas também bem mal qualificado, são providencias básicas, acompanhar o domicilio eletrônico periodicamente, ou sua empresa necessita de gestores mais eficientes. E preciso ter controles internos mais seguros, e tomar medidas, mais rapidamente quando o faturamento cai, e preciso fazer corte. Voces não dispõe de um ERP, que lhe forneça a evolução e a analise dos números. Se não tiver faça voce mesmo uma planilha simplificada, para ir acompanhando a evolução, relativa entre faturamento e determinados custos, em termos percentuais. E com base nisso vai controlando, não deixar começar o buraco pois ele so vai aumentando. Um exemplo simples, e o caso da Folha de Pagamentos e encargos,
se sua folha em media (6 últimos messes), represent 30% do seu faturamento vai acompanhando, pois se o faturamento baixa e sua folha logicamente vai aumentar o percentual, e assim vai o dinheiro sumindo, veja com seu contador , e elabora um Banco de Horas, ou então demite mesmo, não pode e deixar o buraco crescer, pois ai em vês demitir 5, vai ter que demitir 50, outra coisa importante, o contador e peça fundamental em uma boa gestão empresarial seja interno ou externo, logicamente seus honorários e/ou salários tem que ser compatível com seus conhecimento e em dia .
Gostaria de dizer boas coisas, mas as observações feitas, foram no sentido de ajudar, no seu problema, alertando os pontos fracos, para corrigilos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade