FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 7
acessos 1.954
Imposto de Renda Pessoa Física Atrasado.
Gislaine Vieira Logrado
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 11:18
Olá para todos!
Gostaria de saber se posso fazer as declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física dos exercícios 2016 e 2017, fora da época em que a Receita manda fazer a declaração, ou seja, se em qualquer período eu posso baixar os programas referentes aos ano calendário e declarar. Eu sou isenta das declarações, se não me engano eu estou livre de pagar as multas pelo atraso.
Reginaldo Gasparotte
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 11:27
Bom Dia Gislaine, se estava isenta de fazer a declaração porque fazer agora?.
Gislaine Vieira Logrado
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 11:33
Por que no último escritório de contabilidade que trabalhei, meus gestores na época, declararam os Exercícios de 2013, 2014 e 2015, quando eu saí não declarei mais, porém eu preciso fazer algumas coisa na Receita Federal e por não ter declarado 2016 e 2017 estou impedida.
Reginaldo Gasparotte
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 11:37
Bem, caso precise mesmo fazer as declarações, nada impede, porem vai gerar multa pelo fato de serem entregues fora do prazo.
Gislaine Vieira Logrado
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 11:43
No Imposto de Renda de Pessoa Física IRPF 2016 Perguntas e Respostas está escrito:
MULTA POR ATRASO OU NÃO APRESENTAÇÃO - CONTRIBUINTE NÃO OBRIGADO A DECLARAR
025 — O contribuinte não obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual está sujeito à multa por
atraso na apresentação da declaração?
Não é devida a cobrança de multa por atraso na apresentação da declaração para quem está desobrigado de
apresentar a Declaração de Ajuste Anual.
Reginaldo Gasparotte
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 12:02
Sim, mas como a receita federal no momento da entrega não sabe se você estava mesmo isenta, vai gerar a multa, depois você poderá fazer um processo administrativo na receita federal para regularizar.
Gislaine Vieira Logrado
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 12:06
Mas mesmo assim eu posso baixar os programas da declaração de IRPF, agora mesmo, sem que haja problema com a Receita, fora essa possível multa, isto é a Receita recebe a declaração da mesma forma que se eu tivesse declarado dentro do mesmo ano, mas fora do prazo?
Reginaldo Gasparotte
há 7 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 12:12