x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 10.448

Quais são os tributos que devo reter quando da emissão de nota de serviços para Condomínios?

adriana amaro

Adriana Amaro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 16:42

Boa Tarde!

Presto serviço de manutenção em equipamentos de informática e segurança eletrônica para diversos Condomínios Residenciais, Comerciais e Logísticos.
Sou empresa e minha atividade principal registrada na Prefeitura Municipal de Osasco é: 14.01, desde Janeiro/2018 estamos no enquadrados no Regime de Tributação Lucro Presumido.
A cada emissão de Nota Fiscal, mesmo seguindo um padrão para retenção dos tributos, recebo ligação do síndico ou mesmo da administradora, informando que devo ou não, reter tal tributo, o que tem dado muita discussão e pouca solução.
Os tributos que venho retendo de praxe e que a contabilidade que nos presta serviços orientou são:
Pis = 0,65 %
Cofins = 3,00%
Contr Social = 1,00%
IR = 1,50%
ISSQN da cidade onde prestamos os serviços
Porém, tem administradora que diz que sou obrigada a reter 11,00% do INSS, outra informa que não sou obrigada a reter Pis/Confis/CS e faz a devolução, outra que não é necessário reter o IR, mesmo que inferior a R$ 10,00, e etc. Está praticamente individualizado a retenção para cada condomínio.
Não consigo manter um padrão e principalmente, manter um argumento, baseada na Lei que diga o que reter e o que não reter.
Conto com a ajuda de vocês!
Obrigada e à disposição,
Adriana Amaro

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 16:51

Adriana ,boa tarde os condominio não estão obrigados a reter 1,5% e sim 4,65% veja essa solução de consulta

Assunto: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF
RETENÇÃO. CONDOMÍNIO EDILÍCIO. DISPENSA.
Ementa: Os condomínios edilícios estão desobrigados de efetuar a retenção do imposto de renda na fonte quando o cumprimento desta obrigação exigir da fonte pagadora a condição de pessoa jurídica.
Dispositivos Legais: Arts. 1.314 a 1.326 e 1331 a 1358 da Lei n° 10.406, de 2002 (Código Civil); art. 649 do Decreto n° 3.000, de 1999 (Regulamento do Imposto de Renda – RIR/99); Parecer Normativo CST n° 37, de 1972.


Relatório
A consulente retro identificada informa que é pessoa jurídica de direito privado que tem como atividade a locação de mão-de-obra a condomínios edilícios, recebendo rendimentos mensais pelos serviços prestados.
2. Caracterizada a consulente, bem assim suas atividades, indaga, com substrato no art. 649 do Dec. nº 3.000, de 1999 (Regulamento do Imposto de Renda – RIR/99), e no Parecer Normativo (PN) CST nº 37, de 1972, se (i) a consulente deverá proceder ao destaque do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no documento fiscal que emitir e sofrer a respectiva retenção, quando prestar serviços de locação de mão-de-obra para tais condomínios; e (ii) se tais condomínios estariam dispensados de tal retenção quando efetuar seus pagamentos à consulente, pela prestação de serviços.

Fundamentos
3. Os art. 649 do RIR/99 determina:
S So ol lu uç çã ão o de Consulta n.º 17 Cosit Fls. 2



2
“Art. 649. Estão sujeitos à incidência do imposto na fonte à alíquota de um por cento os rendimentos pagos ou creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas civis ou mercantis pela prestação de serviços de limpeza, conservação, segurança, vigilância e por locação de mão-de-obra (Decreto-Lei nº 2.462, de 30 de agosto de 1988, art. 3º, e Lei nº 7.713, de 1988, art. 55)” (Grifou-se.)
4. Da leitura do dispositivo transcrito, depreende-se que um dos requisitos para que haja a incidência do IRRF é de que tanto a fonte pagadora quanto o beneficiário do rendimento sejam pessoas jurídicas.
5. Nesse sentido, acerca da natureza jurídica dos condomínios, observe-se o teor do PN CST nº 37, de 24 de janeiro de 1972 (DOU de 20.03.1972):
“EMENTA: Os condomínios não possuem condições que os obriguem a reter o imposto de renda na fonte, sobre rendimentos que pagarem quando o cumprimento desta obrigação exigir a condição de pessoa jurídica da fonte pagadora.
O Código Civil (arts. 623 a 641), conceitua o condomínio como um direito exercido sobre um mesmo bem por duas ou mais pessoas físicas e/ou jurídicas.
2. Isto posto, por não se caracterizar o condomínio como pessoa jurídica na forma das legislações civil e fiscal, não é de se lhe reconhecer a obrigatoriedade de retenção do imposto de renda, sobre os rendimentos que pagarem, quando o cumprimento desta obrigação exigir a condição de pessoa jurídica da fonte pagadora.”
5.1. Cabe registrar que os arts. 623 a 641 citados neste PN são do antigo Código Civil, Lei nº 3.071, de 1916, que foi revogada pela Lei nº 10.406, de 2002, novo Código Civil (CC/02). Nesta lei, a matéria se encontra disciplinada nos arts. 1.314 a 1.326, tendo sido mantido o mesmo teor, referentes ao “condomínio comum”. O mesmo entendimento se aplica, tranqüilamente, ao “condomínio edilício”, regulamentado pelos arts. 1.331 a 1.358 do CC/02, haja visto que tal ente também não se constitui em pessoa jurídica.
6. Para constar, mesmo não se tratando da hipótese vertente, diga-se que o Ato Declaratório Normativo CST nº 29, de 25 de junho de 1986 (DOU de 27.06.1986), assim declarou: “os rendimentos pagos ou creditados por condomínios a profissionais liberais, trabalhadores autônomos e empreiteiros de obras (pessoas físicas), como remuneração por serviços prestados sem vínculo empregatício com a fonte pagadora, não estão sujeitos à retenção do imposto de renda na fonte” (grifou-se).
7. Verifica-se, portanto, que os condomínios, por não se caracterizarem como pessoa jurídica, na forma das legislações civil e fiscal, não estão obrigados a reter o imposto de renda na fonte quando o cumprimento desta obrigação exigir da fonte pagadora a condição de pessoa jurídica.
8. Por derradeiro, ainda que sem pertinência às indagações da consulente, diga-se que o art. 30, § 1º, inc. IV, da Lei nº 10.833, de 2003, estabelece, expressamente, que os condomínios edilícios estão obrigados a reter na fonte a Contribuição para o PIS/Pasep, a Cofins e a CSLL nas hipóteses que elenca.

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 17:15

Adriana entendo que sim pois é sua mão de obra que presta o serviço no local.Entendo que seja um contrato mensal.Exemplo como uma empresa de segurança.Ao prestar este serviço ela emite as retenções para o condominio de 5952 e de INSS retido.

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
adriana amaro

Adriana Amaro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 17:20

Luciano, boa tarde e obrigada por seus comentários.

A dúvida sobre o INSS é exatamente esta, tenho contrato mensal mas, para equipamentos de segurança e aloco vigilantes e etc.
Para alguns, como meus funcionários são todos CLT e vão até o cliente consertar o maquinário, não existe a obrigação.
Muito confuso.

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 13:21

Adriane boa tarde , veja

PIS/PASEP SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO

O PIS sobre a folha de pagamento é uma obrigação tributária principal devida por todas as entidades sem fins lucrativos, classificadas como Isentas, Imunes ou Dispensadas, e calculado sobre a folha de pagamento de salários, à alíquota de 1%.

A contribuição para o PIS das será determinada na base de 1% sobre a folha de salários do mês, pelas seguintes entidades:

1. Templos de qualquer culto

2. Partidos políticos

3. Instituições de educação e assistência social imunes ao Imposto de Renda

4. Instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural, científico e associações isentas do Imposto de Renda

5. Sindicatos, federações e confederações

6. Serviços sociais autônomos, criados ou autorizados por lei

7. Conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas – do tipo CRC, CREA, etc.

8. Fundações de direito privado e fundações públicas instituídas ou mantidas pelo poder público

9. Condomínios de proprietários de imóveis residenciais ou comerciais

10. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Organizações Estaduais de Cooperativas – previstas na Lei 5764/1971

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Walber Max

Walber Max

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 02:37

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 971, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009 - DOU DE 17/11/2009

Art. 1º Dispor sobre normas gerais de tributação das contribuições sociais destinadas à Previdência Social e das contribuições destinadas a outras entidades ou fundos; e estabelecer os procedimentos aplicáveis à arrecadação dessas contribuições pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

TÍTULO I

DAS OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

CAPÍTULO I

DOS CONTRIBUINTES DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Seção I

Dos Conceitos

Art. 2º Empregador doméstico é a pessoa, a família ou a entidade familiar que admite empregado doméstico a seu serviço, mediante remuneração e sem finalidade lucrativa.

Art. 3º Empresa é o empresário ou a sociedade que assume o risco de atividade econômica urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como os órgãos e entidades da Administração Pública Direta ou Indireta.

...

4º Equipara-se a empresa para fins de cumprimento de obrigações previdenciárias:
I - o contribuinte individual, em relação ao segurado que lhe presta serviços;

...

III - a associação ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, inclusive o condomínio;


Lei 10.883, 29 de dezembro de 2003 (atualizada pela Lei 13.137/2015):

Art. 30. Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância, transporte de valores e locação de mão-de-obra, pela prestação de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, bem como pela remuneração de serviços profissionais, estão sujeitos a retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, da COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP.

§1º O disposto neste artigo aplica-se inclusive aos pagamentos efetuados por:
I - associações, inclusive entidades sindicais, federações, confederações, centrais sindicais e serviços sociais autônomos;

II - sociedades simples, inclusive sociedades cooperativas;

III - fundações de direito privado; ou

IV - condomínios edilícios.


Mediante esta base legal, tal se vê que as retenções são devidas, mediante pagamentos efetuados por condomínios.

espero ter ajudado!!

(W.M) "Conhecimento e Sabedoria são os pilares para o sucesso."
Anderson A

Anderson a

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 17 maio 2019 | 15:10

Boa tarde

Estou fazendo a contabilidade de um condomínio, no qual o serviço de Limpeza do mesmo é terceirizado, Minha duvida é em relação às retenções dos impostos: tem que existir a retenção de IR (1%), referente à esta empresa terceirizada?

Alguém pode me ajudar



At.te

Aaj
Maíra Gazarini

Maíra Gazarini

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 21 maio 2019 | 07:54

Bom dia Anderson,

Pelo que entendi a Solução Consulta n.º 17 Cosit diz que está dispensado de reter o IR para serviços em Condomínios.
Mas ainda estou com essa dúvida.

Estou com uma dúvida sobre uma empresa do Lucro Presumido que prestou serviços a um condomínio e não reteve os impostos de PCC, e foi pago o valor líquido que estava na nota. Porém eu posso reter, mesmo que não está destacado?

Anderson A

Anderson a

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 16:46

Boa tarde

Realmente condomínios não devem reter IR. Agora a duvida é, sera que tem algum problema no que já reteve/pagou (aqui tem Notas de anos atras, que estava retido na NF e  por isso pagamos)


At.te

Aaj

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.