x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 522

sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 09:49

Ola pessoal bom dia

estou fazendo um imposto de renda de uma amiga que teve rendimentos de 33.000,00. Ela é casada mas não tem nada no nome dela, tem um filho de 15 anos que coloquei como dependente, tem algumas aplicações financeiras que tb ja coloquei conforme os informes do banco.

caso ela tenha resgatado o fgts inativo e tambem tenha nota fiscal paulista, tenho que informar na declaraçao dela?

me ajudem por gentileza

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 10:56

"estou fazendo um imposto de renda de uma amiga que teve rendimentos de 33.000,00. Ela é casada mas não tem nada no nome dela, tem um filho de 15 anos que coloquei como dependente, tem algumas aplicações financeiras que tb ja coloquei conforme os informes do banco.

caso ela tenha resgatado o fgts inativo e tambem tenha nota fiscal paulista, tenho que informar na declaraçao dela?"

Bom dia, Sulamita.

Falta complementar informações. "Casada" - esta fazendo declaração em separado ?
Se positivo, o mais acertado é "bens" na declaração do marido com a especificação "bens em nome do CPF x, conjuge Y".
Fique atenta no caso de "dependente" para não constar na declaração do marido e dela.

""nf paulista - aba declaração de bens. Saldo em 31/12/2017 - o informe é fornecido pelo site nf paulista""

""fgts - rendimentos não tributáveis""

sds
José Bezerra

sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 13:21

Boa tarde jose

para especificar melhor ela é casada, mas a renda do marido não atinge para declarar, então ele não declara imposto de renda... no caso dela, esse ano foi a primeira vez que ela teve que declarar, devido os rendimentos terem ultrapassado o limite. Entao tranquilo colocar o dependente(o filho de 15 anos) e apenas colocar nos dados iniciais que ela é casada?? E outro ponto, é que os bens, estao todos no nome do marido, que nao declara imposto de renda. Entao nao coloquei bens nenhuns na declaraçao dela, apenas uma conta que ela possui conforme o informe do banco que ela me passou.
Estou certa? é isso mesmo?????

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 13:39

Boa tarde.

A receita elenca uma serie de condições sujeitas a ir. Uma delas é 'mesmo desobrigado, se o contribuinte quiser pode fazer a declaração'.

" os bens, estão todos no nome do marido, que não declara imposto de renda".

É comum as pessoas informarem que os "bens não atingem o valor sujeito a entrega do ir"... sem se preocuparem no que pode ocorrer futuramente.
Tem um carro, paga as prestações, troca de veículo e quando menos espera tem um veiculo no valor de 80.000,00. Tb. serve para uma casa, terreno, etc...

Veja: com o passar dos anos o patrimônio cresce e até explicar para o leão este crescimento ele pode estar conversando com ele dentro da jaula .

A metamorfose acima é para o esposo.

Quanto ao ir dela, voce fez tudo direitinho.

sds
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade