x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.576

A quem cabe a obrigação de emitir NFe

Maiara

Maiara

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 31 maio 2018 | 10:24

Bom dia!

Temos cliente os quais emitem notas (eletrônicas e serviços), e quando eles ainda não tinham conhecimento de como emitir as mesmas, nós mesmos da contabilidade fazíamos a emissão das notas pelo emissor gratuito e íamos repassando as orientações para que eles o fizessem.
O problema é que, faz mais de um ano que continuamos emitindo, mesmo já passando para eles o Passo a Passo (sim, já fizemos um manual), enviamos para o cliente dos clientes e ainda assim, insistem em pedir para que eu emita (eu sou a responsável pelo setor fiscal), sem contar que a todo momento pedem alterações e cancelamentos fora do prazo.

Como não tenho muito conhecimento sobre minha área ainda, minha dúvida é: eu tenho a OBRIGAÇÃO como auxiliar de contabilidade, emitir notas para nossos clientes. Onde posso encontrar na lei, a quem cabe essa obrigação.

Obs.: Ficar parando para emitir notas fiscais acaba atrapalhando e atrasando meu trabalho, por isso gostaria de ter convicção para poder repassar aos clientes.

Desde já, agradeço!

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 31 maio 2018 | 10:55

Maiara

A emissão da NFe ou NFs, é de responsabilidade exclusiva da empresa que presta o serviço, você, como profissional da contabilidade não tem essa responsabilidade, nem o deve fazer.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade