x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 479

Indeferimento Simples

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 08:29

Caros,

Fiz a opção do simples para empresa, mas foi indeferido com a seguinte mensagem:

Resultado Final da Solicitação de Opção

A pessoa jurídica acima identificada está impedida de ingressar no Simples Nacional devido à(s) seguinte(s) pendência(s):

Pendências com as Administrações Tributárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios

Pendência no município: JOAO PESSOA - PB/PB

Realmente, na primeira vez que havia solicitado a opção, existia uma pendência no Município de João Pessoa, porém, antes de refazer a opção foi quitado este débito. Inclusive tenho em mãos a certidão negativa de débitos municipais.

Os 180 dias de prazo para opção do simples vencem em uma semana. Inclusive, o prazo de 180 dias é para OPÇÃO ou para o DEFERIMENTO?

Peço ajuda dos colegas no que fazer neste momento: qual seria a melhor situação para fazer de modo a ter o deferimento o mais rápido possível.

Grato!

Gisele Zacharias da Silva Lima

Bronze DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 08:43

Bom dia.

Aconteceu comigo em São Paulo há alguns anos.

Tive que levar os documentos fornecidos pela Prefeitura no CAC da Receita e formalizar um processo administrativo.

Demorou quase 1 ano para ser aprovado.
Enquanto isso, toda vez que ia apurar o DAS precisava informar o número do processo.

Leonardo.

Lucas

Lucas

há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 13:46

Olá,

Obrigado por sua resposta.

Porém com isso me surgiu uma outra dúvida: neste meio tempo já estou emitindo NFe como SIMPLES.

Caso realmente eu não entre no SIMPLES, como devo proceder com as NFes?

Bronze DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 16:24

Deve fazer uma "denúncia espontânea" na Prefeitura, solicitado a correção nas NF´s e recolher o ISS com juros/multa.
Verificar também se há Declarações GISS ou algo semelhante a entregar fora do prazo.

aqui em SP esse procedimento é via internet, (enquadramento/desenquadramento retroativo).

Talvez em JP seja também.

Leonardo.

Lucas

Lucas

há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 18:30

Obrigado, Leonardo

@Luciana,

Minha NF é de produto. Na verdade, até o momento só houve 3 NFs emitidas e mais duas serão emitidas amanhã.

Meu receio é de que as informações na Prefeitura estão bastante confusas. Eu não tenho muita certeza se conseguirei o deferimento, por isso fico meio perdido no que fazer.

Hoje, me solicitaram comprovante de pagamentos das taxas e a cópia de alvará de funcionamento (que até onde eu sei sequer é requerido para fins de simples nacional) para, segundo eles, "ver o que podiam fazer".

De quanto é a juras e multa nesse caso? Tive 3 mil de faturamento neste período.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 10:17

Lucas porque ainda não procurou um profissional para te ajudar em relação a isso?
Conheço colegas em João Pessoa que poderia assessorar sua empresa e você não ter que ficar passando por este problema.
O problema é que o tempo vai passando e sua empresa poderá ser penalizada por isso.
Principalmente com esse processo entre SIMPLES e PRESUMIDO.
Uma empresa no Presumido, tem obrigações com bem mais penalidades do que uma como Simples Nacional.
Fico no aguardo.

Att.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil

Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade