x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.498

Compensação do CSLL e IRPJ

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 17:15

Pessoal, boa tarde!

Meu cliente é construção civil e agora ele começou a emitir NF acima de R$ 5.000,00 que tem por obrigação retr os devidos impostos (PIS, COFINS, IR E CSLL) existe algum jeito de utilizar 'essas retenções' como crédito? Se sim, é preciso solicitar ao tomador que nos envie cópia do DARF recolhido?

No caso da CSLL é possivel fazer essa compensão quando houver o seu recolhimento no proximo trimestre?

Obrigada,

Camila Melo
Gilson Lima Ribeiro

Gilson Lima Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 17:45

Prezada Camila,existe o direito de compensação das retenções por ocasião da cálculo dos impostos a pagar.O tomador,deverá,após o término do ano calendário,fornecer o comprovante de rendimentos pagos,com os valores brutos e as retenções efetuadas.Entendo que não há previsão legal para o tomador enviar cópia do DARF.

Saudações.
Gilson Ribeiro

AMSTERDAN REIS DE ALMEIDA

Amsterdan Reis de Almeida

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 10:29

Olá pessoal!! O contador da emprea em que trabalho quer utilizar saldo CSLL para compensar saldo de IRPJ a pagar, mas quero que analisem bem o fato e respondam se está correto, por favo. A empresa Apura Lucro Real Anual com Estimativas Mensais. Exercicio 2008.

IRPJ
Jan a Out -R$40.000,00 por estimativa
Nov a Dez - Balancete de Suspensão
Apuração Jan a Dez/2008 - R$ 60.000,00
Saldo a Pagar de R$20.000,00

CSLL
Jan a Out - R$ 30.000,00
Nov a Dez - Balancete de Suspensão
Apuração Jan a Dez/2008 - R$ 20.000,00
Saldo de R$10.000,00

Posso utilizar esse R$10.000,00 de Saldo negativo de CSLL para compensar com Saldo a Pagar do IRPJ. Detalhe: As estimativas não foram recolhidas, mas foram declaradas na DCTF ficando em aberto esse valores a título de estimativa.

Como devo Proceder? E como faço na DCFT?

Agradeço muito a quem se dispuser me tirar essa dúvida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: