Angelita Ap Rocha
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia....por um acaso alguem sabe se a DIMOB será extinta em 2019?
respostas 45
acessos 5.536
Angelita Ap Rocha
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia....por um acaso alguem sabe se a DIMOB será extinta em 2019?
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeAngelita Ap Rocha, boa tarde.
Bom, eu tenho que fazer de duas empresas e não vi nenhuma novidade sobre o assunto.
Você viu algo em algum lugar?
Angelita Ap Rocha
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Yuri, boa tarde!!
Não tenho nenhuma novidade, tenho várias Dimob (loteamentos, alugueis) era só pra me certificar mesmo....preocupações para 2019.
muito obrigado
Angelita
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeAngelita Ap Rocha,
Ah sim, entendi.
Bom, se tiver alguma novidade eu posto aqui e se tiver também, por favor, me informe.
São tantas coisas que a gente já tem que ir se preparando né.
Disponha colega.
Junia Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia
Qual o prazo para Dimob este ano, houve aguma mudança ?
grata junia
Ricardo Leite
Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidadebom dia
Prazo de entrega sera ate dia 28/02/2019 ( se não mudar nada )
Aline Marques
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadePessoal, boa tarde!
É a primeira vez que faço a DIMOB e estou com uma dúvida ref. a um contrato de venda de um imóvel.
Meu cliente me mandou um contrato de venda da imóvel, mas a data de assinatura e venda foi em 29/09/2017; Eu teria que retificar a DIMOB 2017 e incluir essa venda ou preciso colocar em 2018?
Essa venda foi parcelada ele recebeu um pouco em 2017 e outro montante em 2018, como fica nesse caso?
Alguém por favor poderia me auxiliar?
Eduarda A.
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Aline Marques Boa tarde...
Já faço a DIMOB há algum tempo e o que eu faria nesse caso seria sim retificar a DIMOB 2017, pois mesmo recebendo uma parte do valor em 2018, o envio da DIMOB deve ser feito de acordo com a data do contrato.
Junia Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde,
Eduarda A.
tambem faria a mesma coisa que vc
att
junia
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadePrezados, boa tarde.
Somente para confirmar o que as colegas já disseram, trago o embasamento legal:
IN RFB Nº 1115/2010 (Legislação que dispõe sobre a Dimob):
Art. 2º A Dimob deverá ser apresentada pelo estabelecimento matriz, em relação a todos os estabelecimentos da pessoa jurídica, com as informações sobre:
I - as operações de construção, incorporação, loteamento e intermediação de aquisições/alienações, no ano em que foram contratadas; (grifo meu).
Eduarda A.
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Yuri Aquino Excelente!!
Aproveito para trazer também uma dúvida que meu programa em que gero o arquivo da DIMOB me deixou rsrs.
Um lote vendido em 2017 (devidamente informado na DIMOB do exercício) e que foi feita a cessão de direitos em 2018... no meu entendimento não devo informar essa cessão, informaria apenas se ela tivesse ocorrido no mesmo ano da primeira venda (ou seja, 2017)...
É isso o que vocês fariam também?
Diogo
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados boa tarde!
Vou aproveitar o tópico, quem puder me ajudar agradeço...
Uma empresa do Simples Nacional que possui na:
Atividade Principal
73.19-0-02 - Promoção de vendas
Na atividade secundária:
68.22-6-00 - Gestão e administração da propriedade imobiliária
68.21-8-02 - Corretagem no aluguel de imóveis
68.21-8-01 - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
Esta obrigada a apresentação das DIMOB?
(a empresa faz intermediação de aluguel - é uma imobiliária)
A empresa não emitir NF, apenas possui contratos, também deve apresentar a DIMOB?
(há algum risco da RFB questionar não emissão de NF?)
Qual a diferença entre "Corretor de Imóveis" e "Imobiliária"?
Obrigado a todos!!
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeDiogo, boa tarde.
Diogo
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezado Yuri, muito obrigado pelas grandes respostas!!
Muito prestativo!!
Não sei se seria o ideal perguntar aqui nesse tópico, mas se puder ajudar agradeço:
"O que é mais vantajoso, possui maior economicidade de tributos? Um corretor de imóveis trabalhar através da sua Pessoa Física ou abrir uma PJ (imobiliária)?
(pergunto isso porque a dona de uma imobiliária disse que queria trabalhar como pessoa física)
Obrigado!
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeDiogo, bom dia.
Diogo
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezado, muito obrigado mais uma vez!!
Sds,
Diogo
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeDiogo,
Disponha colega.
Jorge Hildemberg Gomes Porfirio
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeOlá, boa tarde caros colegas.
Estou com dificuldades de achar o programa para envio da DIMOB. Alguém com o mesmo problema?
Atenciosamente,
Jorge Porfírio
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeJorge Hildemberg Gomes Porfirio, boa tarde.
Diferente do que acontece com várias declarações, não se tem uma versão para cada ano para apresentação da DIMOB.
A versão 2.7, disponível neste link é usada já há alguns anos para o envio e permanecerá assim para 2019, pelo menos até o momento.
Eu já fiz algumas entregas e tudo certo por enquanto.
Marcia Lucia do Nascimento Dantas
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBoa tarde colegas,
Estou fazendo a DIMOB e este ano tive uma novidade: A minha empresa é Incorporadora/Construtora e ano passado ela alugou um de seus apartamentos para uma PF através de uma imobiliária.
Minhas duvidas:
1) Devo informar essa operação de locação na minha DIMOB, ou a imobiliária que vai informar?
2) Quando preencho a ficha de locação coloco o valor recebido e a comissão paga, porém não tem campo para colocar a imobiliária que administra o imóvel?
3) Quando imprimo o comprovante anual de rendimentos de alugueis, a empresa aparece lá no campo 4 \"CNPJ da Administradora\" é o meu, que sou a proprietária do imóvel, e não aparece a imobiliária. Está correto? Segue anexo o comprovante.
Desde já agradeço a atenção!
Aparecida Mota
Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade1. Quem está obrigado a entregar a Dimob?
- Pessoas jurídicas e equiparadas que comercializaram imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim;
- que intermediaram aquisição, alienação ou aluguel de imóveis ou realizarem sublocação de imóveis;
- bem como aquelas constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios, conforme determina o art. 1º da Instrução Normativa RFB nº 1.115, de 28 de dezembro de 2010.
Sua Pegunta: Devo informar essa operação de locação na minha DIMOB, ou a imobiliária que vai informar?
Conforme a Instrução da Dimob, esta operação de locação deverá ser informada pela Imobiliária que é a Intermediadora.
Lucas
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoAproveitando o topico..
Gostaria de ajuda com relação a contabilização de imobiliarias. Utiliza-se o CPC 47? Lendo essa norma, para mim, é de grande complexidade de entendimento, alguém tem resumo dela? Principalmente de resumo voltado ao ramo imobiliário.
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeLucas, bom dia.
A fim de deixar os tópicos organizados, o que é algo de agrado do administrador e dos moderadores do fórum, te oriento a fazer uma pesquisa por algum tópico que envolva melhor sua dúvida, sendo relacionado a assuntos contábeis ou a contabilização imobiliária em específico.
Este tópico visa exclusivamente trocar informações sobre a obrigação acessória que envolve assuntos imobiliários, o qual é a DIMOB, não sendo direcionada, em nenhum ponto, a contabilização de tais operações.
Luciana Barboza
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar EscritórioBom dia!
Alguem saberia me dizer se tenho como recuperar o arquivo enviado do ano anterior?! Na verdade gostaria de saber se tenho como recuperar esse arquivo para pegar os dados e preencher com os valores desse ano
Att
Luciana
Tamires
Prata DIVISÃO 2 , Assistente FiscalOlá,
Meu cliente tem como atividade principal 86.30-5-02 - Atividade médica ambulatorial, e secundária 68.10-2-02 - Aluguel de imóveis próprios.
Preciso entregar a DIMOB? A empresa aluga salas comerciais para outros médicos.
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeTamires, bom dia.
Tamires
Prata DIVISÃO 2 , Assistente FiscalYuri Aquino Obrigada!
Eduarda A.
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Tamires Bom dia,
Dolores
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde pessoal, alguém pode me ajudar? fui transmitir a dimob e houve erro validador dimob, o cpf do responsavel pela pessoa juridica informado na declaração é diferente do que consta em nosso cadastro, informe o cpf correto.
Só que o cpf está correto, entrei com o certificado no ecac tambem esta correto. Alguem sabe me dizer?
Obrigada
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) ContabilidadeDolores, boa tarde.
No eCac, vá em:
- Certidões e Situação Fiscal
- Consulta Pendências - Situação Fiscal
- Informações Cadastrais
- Verifique quem está no campo "Responsável/Titular Perante o CNPJ".
É essa pessoa que tem que estar na DIMOB.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade